Arcádio estava
mais preocupado com sua aparência de cristão devoto do que com os assuntos
políticos e militares, e ele morreu, tendo apenas nominalmente o controle de
seu império, em 408. Ao longo de seu reinado, o imperador promulgou
muitas leis contra a heresia e o paganismo, acabando por emitir um decreto ordenando que todos os templos não-cristãos deveriam ser imediatamente
demolidos.
Antêmio assumiu a regência, e mostrou talento notável. Ele deu início a um novo tratado de paz com a Pérsia e, graças também a morte de Estilicão, foi capaz de restaurar a harmonia das relações das cortes imperiais de Constantinopla (Império Bizantino) e Ravena (Império Romano do Ocidente). Quando Arcádio morreu em 408, Teodósio II tinha apenas sete anos. Em 408, no início do reinado do imperador Teodósio II, a construção de uma nova muralha começou, cerca de 1.500 metros a oeste da antiga. O muro quase dobrou o tamanho da cidade, um feito para que J. B. Bury chame-o de "em certo sentido, o segundo fundador de Constantinopla".
Segundo os historiadores o império do Oriente durou entre 379-457. O impressionante é que Constantinopla a segunda Roma, como era conhecida (Constantinopla) teve seus muros restaurados, assim como vamos ver abaixo na história de Israel.
E depois de 638 anos Constantinopla precisou de auxilio de Roma para defender-se, ou se livrar de seus inimigos.
A Primeira
Cruzada teve início em 1095, Nesse período, o imperador Alexus I, de Constantinopla, temia um ataque muçulmano contra seus territórios, próximos da cidade de Jerusalém. Assim, o imperador buscou o apoio do Papa Urbano II para expulsar os muçulmanos daquela região.
Após declaração do papa Urbano II durante o Concílio eclesiástico de Clermont, na França. Na ocasião, ele evocou a necessidade de os cristãos reconquistarem Jerusalém e libertarem o Santo Sepulcro, sob domínio muçulmano desde 1076. Em 1097, cerca de 10 mil pessoas estavam em Constantinopla, prontas para ir até Jerusalém. O movimento militar de caráter religioso não foi um episódio isolado, mas um conjunto de campanhas que incluiu a Cruzada popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101.
Após declaração do papa Urbano II durante o Concílio eclesiástico de Clermont, na França. Na ocasião, ele evocou a necessidade de os cristãos reconquistarem Jerusalém e libertarem o Santo Sepulcro, sob domínio muçulmano desde 1076. Em 1097, cerca de 10 mil pessoas estavam em Constantinopla, prontas para ir até Jerusalém. O movimento militar de caráter religioso não foi um episódio isolado, mas um conjunto de campanhas que incluiu a Cruzada popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101.
A atitude
do papa foi motivada em parte pelo imperador Aleixo I Comneno, de
Constantinopla (1081-1118), que temia uma investida muçulmana contra seus
territórios, dada a proximidade de seus domínios com a cidade santa de
Jerusalém. Urbano II prometeu aos participantes da expedição, a absolvição dos
pecados, além da garantia de terras e riquezas quando da reconquista da Terra
Santa.
UM PERÍODO SEMELHANTE
Artaxerxes I retomou a política religiosa tolerante de seus predecessores Ciro II e Dario I a despeito da de seu pai Xerxes I. O Grande Rei nomeou a Esdras, sacerdote e escriba judeu, através de uma carta de decreto, dos assuntos civis e religiosos da nação judaica. Uma cópia do decreto aparece na Bíblia no Livro de Esdras 7:13-28. Então Esdras deixou Babilônia no primeiro mês do sétimo ano do reinado de Artaxerxes (457 AC) a frente de um grupo de judeus que incluíam sacerdotes e levitas. Eles vieram a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês do sétimo ano (calendário hebraico). Artaxerxes nomeou o judeu Neemias como governador da província de Judá e permitiu a reconstrução dos muros da cidade sagrada de Jerusalém.
Como não poderia ser diferente 638 anos antes (1095), o rei Saul foi escolhido como rei, inicio da monarquia no povo de Israel. Onde os muros seriam reedificados assim como a Cidade no período de quarenta e nove anos. Ou seria o período em que mais se trabalharia neste sentido.
Não irei fazer comparações destes períodos, mas sim deixar as mentes a refletir sobre suas semelhanças, ainda que muito longe destas serem iguais no caráter.