sábado, 1 de novembro de 2014

PERÍODO DE RESTAURAÇÃO 49 ANOS

PERIODO DE GRANDES MUDANÇAS.




Segundo a história, Arcádio tentou fazer o máximo quando falamos de religião. Arcádio foi dominado pelo resto de seu reinado por Antêmio.
Arcádio estava mais preocupado com sua aparência de cristão devoto do que com os assuntos políticos e militares, e ele morreu, tendo apenas nominalmente o controle de seu império, em 408.  Ao longo de seu reinado, o imperador promulgou muitas leis contra a heresia e o paganismo, acabando por emitir um decreto ordenando que todos os templos não-cristãos deveriam ser imediatamente demolidos.
 

Antêmio assumiu a regência, e mostrou talento notável. Ele deu início a um novo tratado de paz com a Pérsia e, graças também a morte de Estilicão, foi capaz de restaurar a harmonia das relações das cortes imperiais de Constantinopla (Império Bizantino) e Ravena (Império Romano do Ocidente).  Quando Arcádio morreu em 408, Teodósio II tinha apenas sete anos. Em 408, no início do reinado do imperador Teodósio II, a construção de uma nova muralha começou, cerca de 1.500 metros a oeste da antiga. O muro quase dobrou o tamanho da cidade, um feito para que J. B. Bury chame-o de "em certo sentido, o segundo fundador de Constantinopla".
Segundo os historiadores o império do Oriente durou entre 379-457. O impressionante é que Constantinopla a segunda Roma, como era conhecida (Constantinopla) teve seus muros restaurados, assim como vamos ver abaixo na história de Israel.

 

 


 

E depois de 638 anos Constantinopla precisou de auxilio de Roma para defender-se, ou se livrar de seus inimigos.
A Primeira Cruzada teve início em 1095, Nesse período, o imperador Alexus I, de Constantinopla, temia um ataque muçulmano contra seus territórios, próximos da cidade de Jerusalém. Assim, o imperador buscou o apoio do Papa Urbano II para expulsar os muçulmanos daquela região.
Após declaração do papa Urbano II durante o Concílio eclesiástico de Clermont, na França. Na ocasião, ele evocou a necessidade de os cristãos reconquistarem Jerusalém e libertarem o Santo Sepulcro, sob domínio muçulmano desde 1076. Em 1097, cerca de 10 mil pessoas estavam em Constantinopla, prontas para ir até Jerusalém. O movimento militar de caráter religioso não foi um episódio isolado, mas um conjunto de campanhas que incluiu a Cruzada popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101.

A atitude do papa foi motivada em parte pelo imperador Aleixo I Comneno, de Constantinopla (1081-1118), que temia uma investida muçulmana contra seus territórios, dada a proximidade de seus domínios com a cidade santa de Jerusalém. Urbano II prometeu aos participantes da expedição, a absolvição dos pecados, além da garantia de terras e riquezas quando da reconquista da Terra Santa.

UM PERÍODO SEMELHANTE

 
Artaxerxes I retomou a política religiosa tolerante de seus predecessores Ciro II e Dario I a despeito da de seu pai Xerxes I. O Grande Rei nomeou a Esdras, sacerdote e escriba judeu, através de uma carta de decreto, dos assuntos civis e religiosos da nação judaica. Uma cópia do decreto aparece na Bíblia no Livro de Esdras 7:13-28. Então Esdras deixou Babilônia no primeiro mês do sétimo ano do reinado de Artaxerxes (457 AC) a frente de um grupo de judeus que incluíam sacerdotes e levitas. Eles vieram a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês do sétimo ano (calendário hebraico). Artaxerxes nomeou o judeu Neemias como governador da província de Judá e permitiu a reconstrução dos muros da cidade sagrada de Jerusalém. 
Como não poderia ser    diferente 638 anos antes (1095), o rei Saul foi escolhido como rei, inicio da monarquia no povo de Israel. Onde os muros seriam reedificados assim como a Cidade no período de quarenta e nove anos. Ou seria o período em que mais se trabalharia neste sentido.
Não irei fazer comparações destes períodos, mas sim deixar as mentes a refletir sobre suas semelhanças, ainda que muito longe destas serem iguais no caráter.