quinta-feira, 10 de julho de 2014

AS MEDIDAS DO ECUMENISMO.

AS MEDIDAS DO ECUMENISMO.


As inciativas de muitos lideres cristãos de hoje, no sentido de orquestrar uma união entre as denominações, pode parecer muito romântica, mas  isto nunca foi novidade na história do cristianismo e nem mesmo de outros povos e  religiões. Quando olhamos para trás, vemos iniciativas violentas neste sentido, assim como iniciativas pacificas, mas normalmente, frustradas pelo fato de sempre existir no interior destes movimentos a ganancia baseada no  poder. Meu objetivo aqui é apresentar de forma simples esta história.

O nascimento de Calvino, foi uma saída para 490 anos.

 

  "Quero salientar antes de entrar no tema que, o assunto aqui postado, nada tem a ver com 490 anos separados ao povo judeu mencionado no livro de Daniel 9:24-27. 

O que faço é comparar os períodos de tempo".



Calvino, (Noyon, 10 de julho de 1509) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. 
Na Europa Ocidental, os calvinistas foram chamados de huguenotes (França), presbiterianos (Escócia), puritanos (Inglaterra) e protestantes (Holanda)
Outros teólogos deram prosseguimento à Teologia Reformada e a desenvolveram (Theódore Béze, Martin Bucer, Heinrich Bullinger, Ulrico Zuínglio e outros).  Mas, a Fé Reformada leva o nome de Calvinismo por ter sido Calvino o seu principal expoente. Calvinismo é resultado de uma evolução independente das ideias protestantes que nasceram sob a influência de Martinho Lutero.

O cardeal australiano Edward Cassidy, hoje representante do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã, e bispo alemão o Christian Krause, Presidente da Federação Luterana Mundial, firmaram a Declaração Conjunta sobre a doutrina da justificação pela fé. Este documento trata de um aspecto teológico aparentemente insignificante, mas que ocorre 490 anos após o nascimento de Calvino. Esta declaração conjunta, sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica foi um documento assinado em 31 de outubro de 1999 na cidade de Augsburg. 


Os membros da Federação Luterana Mundial, presidida pelo reverendo Ishmael Noko e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, presidido pelo cardeal Walter Kasper festejaram a assinatura do documento, pois era um passo para o ecumenismo entre as denominações cristãs.
A declaração pode ser resumida nesse parágrafo:
"Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras"

COMO TUDO COMEÇOU.

 Tudo começou em 1957, em São Leopoldo, com um encontro de teólogos jesuítas e luteranos.




A 3 de março de 1957, realizou-se uma reunião preliminar, no


gabinete do Pastor Saenger. Além deste, estiveram presentes, do

lado evangélico, os Pastores Bertholdo Weber, Hoehn e Tappenbeck;

do lado católico, os citados PP. Paulo Olejak e Frederico Laufer, jesuítas.
 
 


O Relatório de Malta formula em 1972 um primeiro posicionamento comum católico-luterano.

Relatório de Malta, resultado do diálogo teológico entre católicos e luteranos convocados pelo Secretariado para a União dos Cristãos, do Vaticano, e pela Federação Luterana Mundial, de Genebra.



Este documento motivou as Igrejas no Brasil a constituir, pela primeira vez, uma comissão mista nacional. Isto em 1974 com o objetivo explícito de divulgar o Relatório de Malta. Dava expressão de que seria possível uma prática ecumênica mais autêntica. "A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Católica Romana empreenderam consciente e decididamente esse caminho. De acordo com sua Constituição, a IECLB considera-se vinculada pela fé no Senhor da universal, santa e apostólica Igreja, às Igrejas que confessam no inundo Jesus Cristo como Senhor e Salvador" (cf. Constituição da IECLB, Art. 29).

 O ANO 1965 SAÍDA  PARA UMA NOVA HISTÓRIA

O papa João XXIII
O papa João XXIII manifestou a sua  vontade ecuménica no  concílio Vaticano II:
o reconhecimento público dos erros cometidos no passado pela Igreja católica;
da criação do Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos Desde o fim do Concílio Vaticano II, em 1965, Roma tem estado cortejando os que outrora chamava de “heréticos” passando a chamá-los de “irmãos separados

Desde o alvorecer do novo milênio estamos testemunhando o maior impulso rumo à unidade ecumênica que o mundo já viu. A Igreja Católica Romana está freneticamente construindo pontes para todas as denominações cristãs.











Mediante os dedicados esforços do Papa João Paulo II, o Vaticano está instando todos os professos cristãos a “voltarem para casa”, isto é, Roma. [N.R.: O papa Bento XVI, ressaltou a sua intenção de não só prosseguir nos esforços de união dos cristãos que inspiraram seu antecessor, como garantiu ser uma prioridade de seu pontificado].

Diálogos e acordos têm existido para buscar a unidade mediante crenças comuns. Um exemplo disso é a “Declaração Sobre a Doutrina da Justificação” assinada em 1999 entre luteranos e católicos-romanos. Nessa declaração, Roma emprega palavras equívocas e ambíguas   para afirmar a concordância sobre a doutrina da “justificação pela fé somente” enquanto, ao mesmo tempo, conserva o anátema (excomunhão)  sobre todos quantos creem nessa doutrina.


Não é de admirar que a Igreja Católica Romana  tem estado cortejando os que outrora chamava de “heréticos” passando a chama-lós de “irmãos separados”.



Não sendo mais capaz de forçar as pessoas a se submeterem aos seus papas sob ameaça de morte e perseguição, o Vaticano mudou sua estratégia para ganhar o mundo. Apresentando uma nova face de amor e preocupação para com esses “irmãos separados”, agora lhes oferece a “plenitude da salvação” mediante o retorno à “única igreja”.



Muitas vezes  busco uma forma de apresentar estes eventos baseado na literatura, estas literaturas não apresentam o futuro, e nem eu, pretendo faze-lo aqui, mas não podemos deixar de notar que esta medidas nos nos deixa  uma advertência de que as medidas da história futura ainda esta nas mãos de Deus, não nas mão das lideranças religiosas. Quero pedir licença a todos, mas, preciso apresentar mais informações nesta pagina ainda não publicadas. Eu sei que posso causar um certo constrangimento a alguns dos leitores, si é que já não causei em postagens anteriores, mas aqui eu conto a história, e não desejo de forma alguma magoar as pessoas, desejo deixar as medidas falarem por si mesma.  Mas lembre-se, eu conto história, não dou juízos a respeito das medidas. Sou tanto aluno  das mesmas como vocês. A história algumas vezes serve como advertência,  e tanto eu como você, podemos tirar lições a respeito disto. 

Existe hoje histórias contadas na rede e mesmo em alguns impressos, sobre o movimentos na igreja Adventista visando uma maior integridade com as outras igrejas (ecumenismo).  A posição da igreja adventista Mundial esta postada no link abaixo; mas vou evitar postar minha opinião a cada pará grafo, ainda que concorde no geral com a forma apresentada. 
 http://centrowhite.org.br/os-adventistas-do-setimo-dia-e-o-movimento-ecumenico/
Mas nem sempre alguns lideres seguem esta linha de pensamento, o que, se tratando de seres humanos podemos dizer ser normal, isto ocorre em todas as denominações ligadas parcialmente ou totalmente envolvida neste movimento e mesmo as que não tem ligação alguma. As medidas postadas aqui tem como objetivo nos ajudar a crescer como seres humanos e como corporações, e não importa qual seja  a sua.
Devemos tomar o cuidado de não fazer como muitas denominações no passado, que buscavam apagar dos registros da história tudo aquilo que de alguma forma, viesse no presente ou no futuro, manchar sua reputação, servir para condenar seus atos. Outras vezes o ato de destruir estes conteúdos   é que eles não tinham como necessário a publicação. Perseguir estas matérias no presente pode até ser um alivio temporários nunca uma solução. Alem de que, no futuro, o ato de perseguir estas publicações alimentarão mais problemas que solução. Hoje existe um monitoramento constante de todas as denominações de seus atos de intolerância, que será usado para condena-los quando isto for conveniente.
Isto ocorre em todas as áreas de publicações, mas principalmente na internet.

NO FUTURO POSTAREI MAIS SOBRE INICIATIVAS ADVENTISTAS E O ECUMENISMO. 

Constantinopla    x    Nova Roma

.

A busca para união entre cristãos existe á muito tempo,  Não foi a primeira vez que isto ocorreu. Houve várias tentativas de reunificação, principalmente nos conselhos eclesiásticos de Lyon (1274) e Florença (1439), mas estas reuniões mostraram-se efêmeras. Estas tentativas acabaram efetivamente quando os Turcos Otomanos tomaram Constantinopla, em 1453, e ocuparam quase todo o antigo Império Bizantino (Constantinopla) por muitos séculos. As muitas excomunhões só foram levantadas em 7 de Dezembro de 1965, pelo Papa Paulo VI e o patriarca Antenágoras  I, por forma a aproximar as duas Igrejas, afastadas havia séculos. As excomunhões, no entanto, foram retiradas pelas duas igrejas em 1966.

Você pode analisar por si mesmo que as medidas da história fala mais alto que a própria história, não importa qual seja sua religião, tudo permanece sempre sobre o controle de Deus.

CONCLUSÕES


Homens podem ter suas convicções seus anseios, mas como profetizou Ezequiel: "E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada; Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete. Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda". Ezequiel 38:04,05,07

Parece que assim esta ocorrendo, uma inciativa de unir varias denominações com um único objetivo, onde um líder único deve estar a frente de uma grande multidão de pessoas religiosas, instrumentos e autoridades, com único fim. O livro de Ezequiel deixa claro para onde estamos indo.
 "Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo". "Assim diz o Senhor DEUS: E acontecerá naquele dia que subirão palavras no teu coração, e maquinarás um mau desígnio, E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas. Ezequiel 38:05-07, 09-11
Aqueles que não tem a proteção de estar do lado destes exércitos certamente serão vistos como aldeias não muradas e como lares sem trancas legais da lei. Mas quem virá ao socorro do povo sem muros ou ferrolhos? Que exercito estará pronto para proteger esta  aldeia?  Qual será as armas que protegerão o povo da aldeia?  Ezequiel  38:19-23

"Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, certamente, naquele dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel;  De tal modo que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra. Porque chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão. E contenderei com ele (Gogue) por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.

Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o SENHOR".
Deus permitirá a união de muitos povos a um líder, para atuar de uma forma jamais vista por seres humanos.
 Ezequiel 39:03
"E, com um golpe, tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas flechas da tua mão direita".

Este conflito irá muito mais longe que a volta de Jesus, se concluirá pós o  milênio.

Que Deus seja contigo!

 


 


 


UMA HISTÓRIA OU UMA MEDIDA?

Existe períodos da história que vem chamando a atenção de algumas pessoas no decorrer dos tempos,

z