Páginas

sábado, 8 de novembro de 2025

A HISTÓRIA DO VATICANO, E ORTODOXA, E OS DOIS CATIVEIROS EM MEDIDAS.

EUA E O VATICANO E OS DOIS CATIVEIROS.

Este espaço reapresenta muitos temas  em linhas de tempo, para facilitar o entendimento da história religiosa. Por vezes as medidas comparadas utiliza medidas de algumas profecias do velho testamento, mas; não como objetivo de dar nova interpretação profética. Este material, tem como propósito despertar na mente humana, que este mundo  tem um Grande Comandante. Somente um Comandante Eterno poderia monitorar cada medida da história. Temos abaixo um período de 2590 anos de monitoramento, com situações muito semelhantes, mas; semelhança não é igualdade! 

Por vezes afirmo que; " as medidas da história é semelhante ao santuário de Deus",  no qual encontramos medidas rebatidas, ou repetidas.  A  história aponta de forma muito clara estas situações. Estudando a história, e esvaziado de conceitos próprios, podemos ver a luz de um Deus que aponta para um Grande Líder e comandante deste mundo.  

Entenda que o centro da bíblia sagrada  é  Deus, assim como a história. Muitas das vezes as palavras de Deus podem ser distorcidas, assim como a história. Mas procure Deus nesta palavra, assim como na história humana. Deixe de fugir de Deus! Você pode ver suas obras na natureza,  na família, no mundo animal, em tudo criado por Ele, e até mesmo em você. Você foi feito a imagem de Deus.

OS CATIVEIROS E O VATICANO.


Podemos notar acima que os 34 anos das duas linhas de tempo em tom vermelho tem alguma diferença, aqui se trata de uma medida rebatida. O restante da linha de tempo se encontra na forma linear. 

No ano 27 DC. temos o início do ministério de Jesus, no qual ele é apresentado como vindo para auxiliar os pobres.  Isaías 61:1-2
"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos pobres; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor." Ele dedicou seu ministério aos pobres. 
No ano 1922 ocorreu com a igreja Católica Ortodoxa  um confisco de seus bens, com o objeitvo em tese, de distribuir  aos pobres. 

606 AC.  Inicio do cativeiro babilônico.

536 AC.  Final  do cativeiro babilônico.

0-1          Inicio da 1° guerra do universo nesta Terra. Este momento da história vejo como a saída do grande conflito entre Jesus que se fez carne para pelejar por cada um de nós. Nenhum conflito entre o bem e o mau foi tão importante como este. 

27 DCInício do ministério de Jesus o pão da vida.

34 DC.  Final dos 490 anos morte de Estevam, .

70 DC.  Destruído a cidade  de Jerusalém e do templo.

1308 DC. Inicio do cativeiro Avignon França.

1378 DC. Final do cativeiro Avignon França.

1914 Inicio da 1° guerra mundial. 

1948 DC.  Criado o Estado de Israel.  Criado o estado de Israel imigração em massa da Europa.

1948  Ben Gurion declarou a independência do estado de Israel com capital em Telavive.

1948  Em Amesterdã, funda-se o Conselho Ecuménico das Igrejas (CEI) associando 147 Igrejas.

1948, Declaração Universal dos Direitos do Homem, documento aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

1948  Assembleia Pancristã em Amsterdã (Holanda): criação do Conselho Ecumênico. 

-------

1914–1922 , Bento XV, papa. Em 1917 promulgou o Código de Direito Canónico que vigorou até 1983, um ano antes da reconciliação diplomática com o vaticano. 

1922  Data oficial da dissolução do Império Otomano.

1922  Confisco de Propriedades: O governo soviético, que já havia emitido um decreto em 1918 separando a Igreja do Estado e desapropriando seus bens, intensificou essas ações em 1922. A Igreja foi forçada a esconder seus objetos de valor e resistir aos confiscos. Uma dos argumentos seria que o dinheiro favorecia os pobres, ou seria distribuído aos mais famintos. Um dos principais argumentos usados pelo governo soviético em 1922 para intensificar o confisco de objetos de valor da Igreja foi que os fundos seriam destinados ao socorro às vítimas da fome que assolava a Rússia na época. O governo soviético ordenou a entrega de todos os objetos preciosos de culto (cálices, patenas, cibórios, etc.) sob a justificativa de ajudar a população faminta. No entanto, a Igreja resistiu a essas ordens, o que levou a prisões e perseguições, como a detenção de indivíduos acusados de resistência às ordens do governo em dezembro de 1922. 

1922 Elevação na Sérvia: Em contraste com a situação na Rússia, em 1922 a Igreja Ortodoxa da Sérvia foi elevada à categoria de Patriarcado, um evento de grande importância para aquela igreja específica

Em 1922 a Sociedade das Nações coloca a Palestina sob autoridade Britânica.

1922 DC. Saque na igreja Ortodoxa para matar a fome dos pobres...

1922 A Sociedade das Nações coloca a Palestina sob autoridade Britânica.

1922 Mussolini é chamado pelo rei para formar o governo italiano.

1929  Termina a Questão Romana com os Acordos de Latrão entre Mussolini e a Santa Sé, criando-se o Estado da Cidade do Vaticano.


1797 - 1984   De Giovanni Sartori, que, em 1797, foi o primeiro cônsul americano no Estado Pontifício, até o embaixador Jim Nicholson de hoje, sucederam-se representantes americanos creditados junto à Santa Sé, os quais souberam - muitas vezes em condições nada fáceis - manter e alimentar uma relação feita de lealdade e respeito. Cada um desses representantes, com sua história pessoal - humana e política - permitiu o reatamento das relações diplomáticas em 1984. 

1984 DC. Reconciliação da diplomacia  entre EUA e o papado. Em 1984, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e o papa João Paulo II formalizaram as relações diplomáticas entre os Estados Unidos, e a Santa Sé, um acontecimento marcante na história das relações internacionais. Essa decisão, que ocorreu após o estabelecimento de um relacionamento bilateral em 1982, normalizou os laços entre os dois países e foi um marco significativo para a época

1984: Visita do Papa ao Conselho Ecumênico das Igrejas (COE) em Genebra. 

1927 -  1948 - 1954 - 1961 - 1984  No primeiro encontro da Conferência mundial de fé e ordem, que teve lugar em Lausane, na Suíça em 1927, A. J. C. Bond reporta que nunca se sentiu tão seguro quanto à lógica da posição Batista do Sétimo Dia. "Ela é histórica e segundo as Escrituras uma posição sadia. Nós temos o direito de ficarmos entusiasmados com a mesma e temos o direito de estar em cada um destes movimentos. Nós somos um povo pequeno, mas com os nossos pés firmemente plantados na rocha, não precisamos temer" A partir desta conferência sobre fé e ordem e de uma outra conferência que aconteceu de forma paralela, sobre vida e obras, uma proposta para um concílio mundial de igrejas foi materializado. Novamente Batistas do Sétimo Dia estavam envolvidos em sua organização e participaram nas primeiras quatro assembleias, em 1948, 1954, 1961 e 1984.

 Em 1984, Gordon McDonald, em seu livro, "Organizando o seu mundo privado", observou: "A pessoa que estabelece um programa de tempo para o repouso no sábado regularmente, terá mais facilidade de manter a sua vida em uma ordem de equilíbrio evitando a estafa ou mesmo sucumbir de vez. O mundo e a igreja precisam de cristãos repousados, que sejam regularmente renovados pelo verdadeiro descanso sabático, não propriamente lazer ou divertimento. Quando um repouso espiritual é alcançado você vai ver quão vigorosos e elásticos os cristãos podem ser.

A história esta apontando que existe um Deus no controle de todas as medidas da história humana. Nada neste mundo ocorre fora de Seus limites. Não quero  dizer com isto que Deus aprova a repetição similar destes acontecimentos, mas sim, que estes não ocorrem antes do tempo permitido. Não são os homens que estão a frente de seus planos, mas Deus, que limita em que momento os eventos da história humana ocorrerá. 

Os lideres atuais devem evitar estar em oposição a Deus ou seu povo. Você pode escolher de que lado estará quando coisas que desagradam a Deus estiverem acontecendo. 

Tenha um bom dia!