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sábado, 4 de outubro de 2025

O RICO E O LAZARO E OS CACHORRINHOS.

 

O Rico e Lázaro



19 “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

Este rico conhecia Abraão que deu origem ao povo judeu?  Seria o Abraão da bíblia?

Esta parábola já era contada muito antes por vários povos, mas: possivelmente, Jesus utilizou o nome Abraão dos judeus, para fazer uma advertência..  

Assim como acreditava os lideres judeus, os gentios e a classe mais pobre era somente alguém que estava junto ao seu portão. Eles não proibiam a presença deste inferiores, mas, não os convidavam a entrar para socorrê-los eventualmente, e nem lhes socorria na necessidades mais urgentes.  O ricos representava claramente os lideres de Israel seja estes sacerdotes ou lideres sociais. O próprio Jesus afirma:

"Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão."  (João 8 : 39) A diferença entre os filhos de Abraão e a classe dos ricos que é representada na parábola de Lucas 16 , era que um vivia a religiosidade, o outra não.

"Os que desejavam um sinal da parte de Jesus tinham tão endurecido o coração na incredulidade, que não Lhe discerniam no caráter a semelhança de Deus. Não viam que Sua missão se achava em harmonia com as Escrituras. Na parábola do rico e Lázaro, Jesus disse aos fariseus: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Luc. 16:31. Nenhum sinal dado no céu ou na terra os beneficiaria."
 DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES Pag. 407

As portões dos grandes lideres de hoje, esta um grande grupo de pessoas desejando um alimento espiritual básico para manter-se vivos espiritualmente, assim como algumas migalhas para seu dia a dia. Mas estes continuarão as suas portas, e enfermos. E não somente os lideres maiores fazem isto, como os lideres menores.

Todos os portões das residências, palácios, e ainda de cidades, os lázaros estão a espera de muitos ricos. Nesta história, Jesus visava elevar as pessoas que ouvia sua parábola a cumprir esta ordem; "Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus."  (Mateus 18 : 10)

Existe um registro de anjos no qual os atos de indiferença para como os necessitados, são apresentado ao pai Celestial. Os Lázaros de hoje ainda estão do lado de fora, e estes ricos  apesar de ter muito conhecimento, riquezas,  talentos, e conforto, ainda preferem deixar os Lázaros do lado de fora dos seus portões. Veja o que Diz o livro do Apocalipse. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"  (Apocalipse 3 : 17)

Veja que a parábola do rico e Lazaro, também apresenta um juízo muito semelhante ao apresentado no livro do apocalipse. ; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" 

"Lázaro representa o pobre sofredor que crê em Cristo. Quando a trombeta soar e todos os que estão nas sepulturas ouvirem a voz de Cristo e ressurgirem, receberão a recompensa; pois sua fé em Deus não era mera teoria, mas realidade."
PARABOLAS DE JESUS Pag. 262

A própria parábola aponta um rico sem visão de vida. O rico não compreendia a verdadeira riqueza.

Falando dos Lázaros existe  sentenças muito claras em toda bíblia:

 "Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás."  (Apocalipse 2 : 9) Esta sentença final atinge diretamente aos ricos com conhecimento bíblico, ou em outras ciências, talentos e dons, que deixam os lázaros morrerem do lado de fora.

OS DOIS MORREM E PARA ONDE VÃO? 

LUCAS 16:22  E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

Jesus afirmou que lazaro havia sido levado pelos anjos até o Seio de Abraão. 

E onde se encontrava Abraão o patrarca da nação judaica? Na sepultura.

Devemos entender que  o anjo que faz companhia a nós,  nos acompanha até nossa sepultura.   Temos um anjo   “enviados para todos aqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1, 14)   Apesar dos anjos nos acompanhar até nosso sepultamento, ele não passa disto. Na parábola o anjo não aparece mais. Note também,  que com a morte do rico que também foi para sepultura, não sinaliza na parábola,  que o anjo o acompanhou  até seu sepultamento. A parábola aponta que pelo fato de um anjo acompanhar Lázaro até a sepultura ele apesar de suas dificuldades, foi aprovado no juízo. 

Outro ponto a considerar é que o rico de bênçãos,  não desejava sair do tormento do fogo, mas saciar sua sede. Isto evidenciava que não havia retorno para alguém que vai para sepultura, ou seja, não haveria uma segunda chance.

A água da vida rejeitada em vida, não poderia suprir em meio ao tormento do fogo.

EXISTE UM FOGO QUEIMANDO NO HADES PARA ONDE O RICO FOI?

A maior dificuldade hoje para entender esta parábola,  como  outras, é entender; o que é: Fogo

Chama

Tormento

Queimar

Abaixo vamos ver o que seria queimar no fogo.

"E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou.  21 " E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR.

(Obadias 1 : 18,21)

Neste texto acima, aponta que o fogo é quem tem o poder de Julgar.  Segundo a profecia acima Jacó seria fogo, Jose Chama, para julgarem o monte de Esaú.

Em vários textos bíblicos do novo testamento é apresentado que o ímpios, religiosos ou não, são apresentados  em chama ou queimando. E algumas vezes, até queimando eternamente ou fazendo um julgamento de sentenças eternas, imutáveis ao lado de Cristo . Mesmo o povo de Deus queimaria (julgaria ou dariam sentenças imutáveis ) da mesma forma como vemos o texto acima de Obadias.

 Jesus disse:

"Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?"  (Lucas 12 : 49)  

Disse  o profeta  João Batista:

 "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."  (Mateus 3 : 11)

João o Batista já havia iniciado o fogo. Já estava aceso o fogo, e Jesus diz: "Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?"  (Lucas 12 : 49) 

Devemos entender que uma pessoa com o Espírito Santo e Seu poder,  pode julgar verdadeiramente juntamente com Cristo.  

 "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."  (João 8 : 15) "E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou."  (João 8 : 16)

Ser chama ou fogo, e  lançar fogo, tem sentidos semelhantes.

No texto de Obadias: ser chama seria julgar....ou  ser juiz.

No texto João 8:16 ; seria usar, ou proclamar o juízo verdadeiro.

Em nenhum momento do  ministério de Jesus, ele usou o fogo literal para punir pessoas, ou lugares. Mesmo depois dos discípulos sugeriram que eles fizesse isto, como Elias havia feito.

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?"  (Lucas 9 : 54)

Quando Jesus julgou a mulher pecadora, ele usou critérios corretos da lei para julgar. Ou seja, o casal pego  em adultério deveriam ser trazidos diante de um juiz para ser julgado, segundo a lei. Se Jesus tivesse  condenado a mulher pecadora, Ele teria quebrado esta lei que regrava a lei de acusação. Ele escreveu as leis que regrava como deveria ser  uma pessoa acusada, na areia, e disse a todos, que liam o que ele escreveu na areia, "aquele que não tem nenhum pecado que atire a primeira pedra;"  e se retiravam,  pois viam seus pecados segundo o escrito na areia.  A lei apontou que a acusação era infundada segundo a exigência da lei de acusação. Vendo seus pecados foram se retirando um a um.

Jesus não veio a este mundo com a meta ou missão julgar, mas se o fez, julgou segundo a verdade da lei.

Conclusão:

 A palavra fogo neste capitulo, não aponta para uma pessoa sendo queimada no fogo literal, pois fogo significa; que o rico estava na situação de acusado por  não cumprir a lei de amor, já que o fogo era eterno.  Ele estava em tempo de juízo, e não havia expiação para ele. Cabe lembrar que os mortos já estão guardados para este tempo, na sepulturas, e que esta condenação era para toda eternidade. Note que o rico não disse,  tira-me daqui.

Cristo desejava que Seus ouvintes compreendessem a impossibilidade do homem assegurar-se a salvação da alma depois da morte. Abraão é apresentado como a responder: "Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá." Luc. 16:25 e 26. Deste modo Cristo mostra a completa falta de esperança em aguardar uma segunda oportunidade. Esta vida é o único tempo dado ao homem para preparar-se para a eternidade.
PARABOLA DE JESUS Pag. 263

O  FOGO É  ETERNO?

Esta é outra dificuldade da parte de muitos. Muitos acreditam que o fogo pode ser eterno, ou que este fogo pode queimar alguém literalmente sem consumir o que sofre.

Veja o que a  bíblia sagrada afirma que Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas.

"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas,...  foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."  (Judas 1 : 7)

Estas cidades sofreram a pena do fogo eterno, ou seja, do juízo irrevogável.

As pessoas parecem não perceber que é a pena que é eterna deste julgamento (Fogo significa Juízo), ou seja, o texto ficaria assim, ""Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, ...  foram postas por exemplo, sofrendo a pena do julgamento irreversível. "

Apesar de a pena ou o julgamento ser irrevogável, podemos notar que o rigor de um grupo para outro será diferente no texto abaixo.

"Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade."  (Mateus 10 : 15)

Aqui não irei apresentar as fazes do julgamento, dediquei postagens anteriores no qual apresentei um pouco sobre isto.

O que os textos acima no livro de Obadias  apresentam? Apresenta que Jacó seria fogo, e o que significa   ser fogo?

Queimar seria,  julgar ou sentenciar podemos entender que este pode ser parcial, ou ser uma sentença   irreversível, para todo sempre. 

O tormento de alguns será eterno, ou seja, o resultado do julgamento será eterno, irrevogável.  É por isto que Jesus apresenta o rico em tormento, ou seja, sem esperança após o julgamento.

Quando ocorrerá o momento de todos  os ricos ou pobres que se acham,  serem jogados no fogo eterno?

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (julgamento irrevogável), preparado para o diabo e seus anjos"  (Mateus 25 : 41)

Veja meu propósito aqui não é apresentar quando ocorrerá os juízos irrevogáveis  citados nesta matéria. Meu propósito é apresentar a base de entendimento para os textos que Fogo é  "juízo ou julgamento"  irrevogável.

UM CÃO ENTRA NA PARABOLA.

Esta parábola é uma indicação que uma dificuldade pode piorar. Lazaro estava em dificuldades pois estava com fome e com vestes simples dos pobres,  e até chagas haviam aparecido na sua espera.

 20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; 21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.

Esta cena de um cão aparecer e lamber suas feridas, tem um fundo muito mais importante que parece, o cão aparecer não é com o objetivo de florear ou valorizar o sofrimento. Quando Jesus estava no seu ministério uma cena chama a atenção. Uma mulher aparece

25 Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.

26 E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.

27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.."  28 "Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos."  (Marcos 7 :25- 28)

Este evento da mulher grega, aponta diretamente a parábola apresentada de Lazaro e o rico. Os gentios ou os pobres eram ignorados, e são ignorados nos portões também em nosso tempo.  Mas nunca por Deus E seus Anjos. Deus esta atento a todos os  seus filhos sofredores e pequeninos aos olhos do mundo. O fato dos cães lamber as feridas de Lázaro, aponta que não importa o quanto  de sofrimento pode vir aos lázaros de hoje  por confiar em Deus.  Estes lázaros podem aliviar o sofrimento de muitos cães com suas feridas. 

Na parábola do rico, Lázaro desejava comer as migalhas, que no caia da mesa, mas no caso da mulher grega,  ela estava nos portões da vida de Jesus. Ela não foi deixada nos portão de Jesus.

OS MORTOS PARA ONDE VÃO?

LUCAS 16:22

22 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. 

"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos."  (Eclesiastes 9 : 3)

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

Não importa que teorias se produzem hoje a respeito dos mortos. Devemos entender o básico sobre os mortos.

Primeiro: Eles não tem memória.

Segundo: Não sabem de coisa nenhuma.

Terceiro : Todos morrem e descem a sepultura.

O RICO OU O POBRE MORRERAM E FORAM SEPULTADOS COM MEMÓRIA?

24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo. (Neste juízo)

Duas coisas a ser considerada.

Primeiro:  Sofrimento

Segundo: Muita sede para pouca água.

Terceiro:  Fogo (sentença) ponto já apresentado. Fogo é igual a Sentença ou Juízo irrevogável.

Como pode alguém sofrer com sede, e  desejar somente matar sua sede com a ponta de um dedo? Nem a sede  dos bebes matamos com a ponta dos dedos. O pedido parece ser muito irreal para tamanha angustia ou tormento apontado por muitas pessoas religiosas em nosso tempo. Jesus Deus uma sentença aos  lideres de Israel.

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;"  (Mateus 23 : 4)

"Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão."  (João 8 : 39)

Seria muito difícil acreditar que a sede era de água. Note que na parábola, o rico não sabia que existia um Abismo entre os dois. Este ponto nos chama a atenção, pois a bíblia diz: que os mortos não sabem de coisa alguma .

"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos."  (Eclesiastes 9 : 3) "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

O fato do rico não saber que existia um abismo diante de Abraão e ele, somente confirma a doutrina bíblica que os mortos não sabem coisa alguma depois que morrem.

25 “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. 26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. LUCAS 16: 25

Na parábola do rico e Lázaro, Cristo mostra que nesta vida os homens decidem seu destino eterno. Durante o tempo da graça de Deus, esta é oferecida a toda a humanidade. Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades na satisfação própria, afastam-se da vida eterna. Não lhes será concedida nova oportunidade. Por sua própria escolha cavaram entre eles e Deus um abismo intransponível.
PARABOLA DE JESUS Pag. 260

Se a doutrina bíblica que os mortos não sabem de coisa alguma já era verdade no velho testamento,, não seria muito estranho o rico não saber dos detalhes do abismo, e de sua separação inviolável  de Abraão?  

Abraão sempre foi um exemplo mesmo na miséria, até servia os cachorros na sua vida em momentos de dificuldade e feridas. Veja se isto não é uma parábola, este Abraão não era o que se dizia dele no principio da parábola.  O que seria uma parábola? Não é fato concreto, mas uma história onde se pode tirar lições de parte da narração , nem tudo é literal. Hoje temos pessoas como Lazaro, e temos ricos em conhecimento, provisões, dons, imagem agradáveis, entre muitos outros talentos que são uma riqueza que poucos tem, mas que na verdade estes pouco se importam com o próximo.

As mãos ou dedos sempre foi apresentado como símbolo de auxilio as pessoas, tanto no velho como no novo testamento.  falando dos que não queriam mover os dedos Jesus disse: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;"  (Mateus 23 : 4)

O abismo do dia a dia.

Teria como o rico não se aperceber que não havia  aceso entre dos dois lugares? A palavra abismo também é uma das dificuldades na sua interpretação. O aposto Paulo disse que passou uma noite e um dia no abismo

"Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;"  (II Coríntios 11 : 25) Neste caso ele estava vivo.

Mesmo em vida uma pessoa pode se angustiar no abismo. Então a palavra abismo não ser utilizada somente após a morte.

"Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?"  (Isaías 51 : 10)

O texto acima apresenta que Deus secou as águas do grande abismo, para seu povo passar a seco. A palavra abismo tem vários sentidos na bíblia sagrada. O sentido de Lucas 16,  é que todos os que selaram seu destino pós a morte, estão sem saída, ou seja, em tormento.

UMA MENSAGEM TARDIA.

27 “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, 28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29 “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30 “Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’

31 “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’”.

Note que para alguém voltar a este mundo tem algumas regras.

Primeiro:  ter sido levado vivo para o Céu.

Segundo:  ter morrido e  ressuscitado.

No caso da parábola Abraão e o rico  tiveram um dialogo, Abrão já havia morrido como parece ser o caso, assim como Lazaro e o rico.

Agora minha pergunta seria. Como sabia o rico que sua família ainda estava vivendo de forma indevida na terra, se os mortos não sabem de coisa alguma das coisas que ocorre a sua volta? Nem mesmo conseguiu ver um abismo entre Abraão e Ele? Não pediu água o suficiente para o refrescar.  

Acontece nesta parábola o que ocorre em muitas outras. Nem todos os pontos de uma parábola são de fato uma ocorrência real.

"Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!"  (Eclesiastes 2 : 16)

Todos os que morrem não sabem de coisa alguma "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

As pessoas que perdem seus entes queridos nunca esquece que estiveram com eles, mas as pessoas que morrem sua memória fica entregue ao esquecimento.

6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9 :06

Esta doutrina que os mortos não saberem da nada a sua volta, não é algo do  velho testamento, mas uma doutrina que permeia toda bíblia.

Esta matéria não visa apresentar tudo sobre este tema, mas deixar o leitor uma base para suas conclusões futuras.

Temos uma confusão muito maior na bíblia com a palavra alma, e com a palavra inferno. Em outra ocasião postarei mais sobre estes assuntos.

Que Deus te ilumine sempre!