segunda-feira, 16 de setembro de 2019

722 ANOS DE HISTÓRIA MEDIDAS DA HISTÓRIA.



ECLESIASTES 7:10
"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta. "

Quando olhamos ao passado, temos a tendencia de acreditar que no passado as coisas foram melhores. Ainda que isto seja verdade em alguns casos, o dia de hoje é uma oportunidade que não devemos desperdiçar. As medidas repetidas da história não deixará de se repetir, de uma forma ou outra, a vida continua. Alguns reinos caem, enquanto outros se reerguem, Assim é com todas as formas de autoridade, não importa se esta é eclesiástica ou civil.

Hoje irei falar sobre quedas e ressurgimento de movimentos que, elevaram ou diminuíram o poder de alguns poderes no Mundo.

A medida escolhida para esta matéria é 722 anos.

No ano 722 antes de Cristo o reino do norte (de Israel ) cai nas mãos dos Assirios ficando somente o reino do Sul  (Judá). Como disse antes este reino caiu 722 antes de Cristo. Então temos uma saída e uma entrada.

No ano 722 antes de Cristo teve a queda do reino de Samaria. Depois da morte de Salomão, em cerca de 930 a.C., dez tribos do norte separaram-se e formaram o reino de Israel, também conhecido como reino da Samaria, devido ao nome da cidade que se tornou a sua capital (Samaria).  Este reino tornou-se vizinho e por vezes rival do reino do Sul, o reino de Judá.
Em 722 a.C. a saber o rei Salmaneser, os assírios conquistaram o reino de Israel, que transformaram numa província do seu império. O reino de Judá aceitou submeter-se à soberania dos assírios como estado vassalo, tendo por isso sobrevivido mais algum tempo.

Temos também a medida de 722 depois de Cristo.

Pelágio, reidas Astúrias, inicia o movimento de reconquista cristã. Mais ou menos no início do oitavo século depois de Cristo , por volta do ano 711, a Península Ibérica foi invadida por hordas de muçulmanos , comandadas por Tarik ibn-Ziyad, o que levou os visigodos cristãos que viviam na Ibéria a recuar para norte, principalmente para as Astúrias que, pelas suas características de altas montanhas escarpadas, colocava grandes dificuldades ao domínio muçulmano. O período entre os anos 711 e 1492 , foi palco da recristianização da região, ocorrendo ,por isso, longo processo de lutas contra os muçulmanos, É durante esta fase que se dá o aparecimento do Reino de Portugal e de diversos outros na Península Ibérica. Chamamos Reconquista Cristã ao movimento cristão que visava à recuperação pelos Visigodos cristãos das terras perdidas para o islamismo . Em 718, D. Pelágio reuniu um grupo de seguidores e iniciou a resistência ao invasor islamita, inicialmente com escaramuças contra pequenos destacamentos militares das povoações e, mais tarde, em luta aberta.
Em 722, o Wali Ambasa enviou um grande contingente militar contra os resistentes de Pelágio. Este acabou por vencer nas altas montanhas de Covadonga. Esta batalha (722) é considerada como o ponto de partida da reconquista cristã.  
https://wwwnovas.blogspot.com/2011/09/pelagio-e-reconquista-crista.html

Eu e você podemos notar que o ano 722 antes de Cristo, foi o fim do período do reino de Samaria. E o ano 722 depois de Cristo, foi a saída pra reconquista cristã das terras muçulmanas. Alguns acontecimentos da história marcam, uma saída, ou entrada, para um novo período na história. Estes acontecimentos não são idênticos em tudo, mas retratam, que as medidas da história tem um limite. Aqui neste espaço não viso apontar se estes eventos foram justos, mas sim apresentar que este Mundo não esta abandonado ao acaso. As saída para um grupo, ou povo, geralmente tem suas medidas pré estabelecidas.  Aqui neste espaço, busco  apresentar varias medidas nas linhas do tempo, contudo nesta matéria; destaco a medida de 722 anos.












Constantinopla e a medida de 722 anos.

Na data de 1444 depois de Cristo ouve um transformismo dogmático de Bessarion, era  a grande expedição militar das potencias europeias para evitar que Constantinopla caísse.
Então, um poderoso cinturão turco isolou Constantinopla do resto da cristandade. Após o fracasso da chamada Cruzada de Varna, realizada pelos húngaros em 1444, quando os exércitos cristãos que marchavam para ajudar Constantinopla foram derrotados pelo sultão na batalha de Varna, a cidade somente podia receber auxílio pelo mar. O que também não durou muito.
1444 – Batalha de Varna entre otomanos e uma cruzada cristã vencida pelos turcos.
1444 – 1 de setembro Murat II abdica do trono e investe Mehmet II seu filho de apenas 12 anos como novo chefe dos otomanos
http://sabordasespeciarias.com.br/especiarias-na-historia/cronologia-tomada-de-constantinopla/




A tentativa de evitar a queda de Constantinopla 1444 foi um golpe sentido pelos que desejavam esta cidade conservada para seus propósitos, e deixou lições, mostrando que as medidas da história não deixarão de se cumprir, seja por motivações humanas ou governamentais. Nada ocorre sem Deus permitir. Mas como já disse antes, nem sempre, a permissão de Deus, é a Sua vontade.


Agora vamos a linha do tempo abaixo. O Vaticano.

No ano 34 depois de Cristo foi o fim para os 490 anos preditos na profecia do livro de Daniel 9:24 .. no qual este tempo estaria separado para o povo de Deus, e teve seu inicio no ano 457 antes de Cristo ao ano 34 depois de Cristo.
Assim podemos dizer que o ano 34 de nossa era, foi a entrada de um novo período do cristianismo judaico, segundo a profecia. Esta entrada do ano (34) mais 722 anos temos outra saída. E inquestionavelmente uma saída que nenhum ser humano que conheça a história poderia questionar.


Os Estados Papais eram formados por um aglomerado de territórios, basicamente no centro da península Itálica, que se mantiveram como um Estado independente entre os anos de 756 e 1870, sob a direta autoridade civil dos Papas, e cuja capital era Roma.
Durante o pontificado do Papa Estêvão II, por volta de 756, que se originam os Estados Papais. A tutoria do Império Bizantino sobre Roma e sua sede pontifícia estava em declínio desde princípios do século VIII. O distanciamento em relação ao império do Oriente tornou-se cada vez mais patente e profundo, quase em autêntica ruptura, como quando o Papa Constantino I, enfrentando o imperador Filípico Bardanes, ao que titulou de herege, chegou a dirigir as suas armas contra o exarca bizantino.

Depois de toda a perseguição sofrida pelos cristãos católicos durante o Império Romano, a Igreja Católica conquistou seu espaço religioso e político na sociedade europeia. Gradativamente sua influência foi aumentando. Primeiro, recebeu a liberdade de culto. Depois, tornou-se a religião oficial do império. Quando este chegou ao fim, a Igreja Católica era a instituição mais influente e, por isso, se tornou a referência e detentora do maior poder durante o período conhecido como Idade Média. Nessa época, os católicos receberam do rei dos francos, Pepino, o Breve, um grande território no centro da Itália. Surgiam assim, em 756, os Estados Pontifícios que vigoraram até 1870.












Ao ganhar prestigio e as terras por favores, a Igreja iniciou um novo período de sua História. Agora os conflitos que já existiam com a Igreja de Constantinopla, se intensificou. Uma igreja dividida por território, levou Igreja do Vaticano mais mais para cima, pois sua sede era reconhecida pelas autoridades locais. Mais uma vez as medidas da história confirma, uma saída, e uma entrada, depois de suas medidas se confirmarem. Aqui quero afirmar novamente, as medidas não apontam o lado certo da história, mas, apresenta, que Deus tem Suas medidas, e que este Mundo não foi deixado a deriva, nem no passado, nem no tempo presente.

A Igreja Católica  sempre teve conflitos internos, e agora vamos apresentar mais uma medida relacionado esta igreja. O ano 867 depois de Cristo, foi  o fim do Cisma de Fócio.

O cisma de Fócio é um termo utilizado para descrever a controvérsia que durou entre 863 e 867 entre a igreja de Constantinopla e a Igreja de Roma, liderada pelo papa.
O conflito foi precipitado pela dura oposição do papa Nicolau I (r. 858 - 867) à destituição do patriarca de Constantinopla Inácio e a ascensão de Fócio em seu lugar, a pedido do imperador bizantino Miguel III, o Ébrio. O escândalo foi enorme, pois Fócio era um leigo e um ferrenho defensor da autonomia da igreja oriental frente às determinações do bispo de Roma. O cisma perdurou até 867 d.C., quando Nicolau - após ter convocado um concílio em Constantinopla - morreu e Fócio foi deposto pela primeira vez quando Basílio I, o Macedônio subiu ao trono e desejava retomar as relações com o papado e com o imperador do ocidente.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisma_de_F%C3%B3cio

Outra saída importante da igreja ocorreu no ano 1589 quando o patriarcado da Russia se torna independente.

"Em 1589, quando Job foi nomeado o primeiro Patriarca de Moscou, a Igreja Ortodoxa Russa se tornou independente do Patriarca de Constantinopla."
https://br.rbth.com/historia/81452-como-ideologia-mudou-seculos-russia

Bem não irei entrar em detalhes sobre esta saída, nem o que motivou este cisma, pois as politicas que levam ao reinicio, ou o fim de um período, não compete a mim apresentar em detalhes, uma vez que meu objetivo neste espaço é apresentar que, quando a medida chega ao seu fim, Deus permite as saídas e entradas acontecerem.







Agora vamos apresentar outra medida, esta tem sua saída no ano de 1053 a 1054 quando ouve a cisão da Igrejas Católicas. 

Com a sede em Constantinopla outra em Roma. (Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Romana). Estas se tornaram independentes uma da outra.
Ainda vamos ver na linha de tempo, uma saída para que a independência do  EUA se Concretizasse.

A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as chamadas Treze Colônias, localizadas na América do Norte, declararam independência da Grã-Bretanha. O texto, que trazia também as justificativas para o ato, foi ratificado pelo Segundo Congresso Continental em 4 de julho de 1776, na Pennsylvania State House (hoje, Independence Hall), na cidade de Filadélfia. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_da_Independ%C3%AAncia_dos_Estados_Unidos
O ano de 756 foi a saída para Igreja de Roma, e para a independência da Igreja de Constantinopla, assim também o ano de 1776 foi a saída para a independência do EUA. 






Eu sei que Constantinopla e sua região, Roma e sua região, assim como EUA com sua região, tem seu conceitos diferentes, seja religioso, seja politico. Todas estas regiões são importantíssima no desfecho da história humana, e nas medidas da História.  
Você pode até duvidar de Deus e de Sua existência. Mas fechar os olhos á estas medidas, e imaginar que estas são coisa do acaso, ai é outra coisa. 

Outro dia um jovem me disse, eu não acredito na bíblia, pois o papel aceita tudo. Então eu  perguntei a ele; quem é seu pai? Assim ele me respondeu todo orgulhoso, e encheu seu pai de elogios, disse seu nome, falou sobre seu caráter, da forma que viveu, entre outras coisas . 
Então me voltei para ele e disse, "Não acredito que este é seu pai!" Então ele surpreso confuso apelou que tinha como provar. Então afirmei novamente; "Não acredito!" Então ele puxou seu documento e disse: "-vou provar agora!" Então eu disse a ele: , "não acredito em documentos, o papel aceita tudo!"
Ele ficou olhando espantado, como surpreso pela minha incredulidade. 
E me disse:"- você é louco?"
Então ele reafirma suas convicções: "  ainda tenho como provar". Posso fazer o teste de DNA. então perguntei; " você vai apresenta-lo no papel?"

Então ele ficou confuso por algum tempo, e eu disse a ele; "Você pode duvidar das evidencias de Deus, e eu duvidar que das evidencia que seu pai é seu pai; pelo fato de ser  escrito por um homem.  Mas isto não deixará de ser verdade! Nem que Deus existe, nem que seu pai é na verdade seu pai."

Deus existe! Deixa muitas evidencias, seja na bíblia, seja no Seu DNA, seja na natureza, seja nas medidas da história, seja nos seres criados. 
Você sempre precisará de muita fé para não crer em Deus, assim como, muita fé para crer nEle sempre. Pense sobre isto.


Agora vamos a outras medidas. 1844 e os Adventistas.

Esta medida  do ano 1122 findou a disputas pela investiduras, e não irei falar sobre esta medida pois já apresentei a mesma em outras matérias. 
Havia um conflito entre o Estado e a Igreja, no qual se disputava, quem teria o direito Investir autoridades seculares e religiosas?

A entrada de 1844, quero apontar o fim da profecia dos 2300 anos de Daniel 8:14 conforme a interpretação dos Adventistas do Sétimo dia. Existe varias paginas onde você pode se tornar esclarecido quanto a esta profecia. 

Esta medida teve sua saída  no ano 457 antes de Cristo, e sua entrada em 1844. 
De 1844 em diante iniciou disputas entre os lideres protestantes e o grupo expulsos das igrejas que haviam proclamado a mensagem da volta de Jesus, e apontado e verdadeiro significado dos 2300 anos de purificação.
A questão discutida entre estes era.
Este grupo de adventista, que passaram se reunir separadamente, depois de serem sido excluídos de sua comunidade protestante, poderiam ser reconhecidos sua linhagem pastoral?  

Os adventistas muitas vezes dispersos em grupos, tinham confrontos teológicos se poderiam existir como igreja, adorando separadamente das igrejas já organizadas. Na disputa em pauta era se este grupo poderia investir pastores para suas necessidades. Então ouve uma disputa entre igrejas já constituídas e as famílias  expulsas destas comunidades. Segundo as igrejas constituídas estes não poderiam impor as mão sobre novos pastores, sem a concordância dos pastores das dominações existentes. 

Na verdade uma disputa pela investidura, sacerdotal, tem  semelhança com a que ocorreu em 1122 entre  o Estado e a Igreja. 












Eu ainda poderia apontar a data de 1844 como saída para outros grupos religiosos como fiz em outras publicações. Mas somente a igreja Adventista, se encaixa perfeitamente segundo a apresentação da profecia de Daniel 8:14. E somente eles tem uma aplicação inteligente, e simples, para explicar esta profecia.
Estes apresentam que os 2300 anos, estão lincados com os eventos sobre a obra de Cristo no santuário Celestial. Ou que esta medida, apontava a entrada de Cristo no lugar santíssimo para efetuar Sua ultima obra intercessora,  assim como outras  saídas para inúmeros eventos no tempo do fim.

As medidas falam por si mesma.

Todas as matérias deste espaço podem passar por revisões, pois estas são fruto de pesquisas inacabadas, e que podem ter pontos, aqui e ali, que carecem ajustamentos.

Quando reformamos a forma de ver as coisas, temos o privilegio de colaborar com Deus, e exaltá-Lo sempre.  Não  é o homem o ser que deva ser  exaltado, mas aquele que, permitirá os fatos acontecerem no Seu tempo.

jjcordeluz@hotmail.com