quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Guerra Árabe-Israelense de 1973. Medidas da história


Guerra Árabe-Israelense de 1973. Medidas da história.



Existe varias formas de apreender com a história religiosa no  Mundo. Uma delas é com suas medidas repetidas. Hoje falaremos sobre o período de 490 anos de história.

Depois da medida de 456-7 anos de história, alguns acontecimentos importantes se repetem. De  varias formas. A história do Judaísmo cristão podemos dizer que inciou de certa forma no ano 457 antes de Cristo, com a profecia do livro de Daniel. Pois o nascimento de Cristo se deu no tempo definido nesta profecia. Daniel 9:24-27
Jesus nasce depois de 456-7 anos depois do decreto de Atarxerxes para reconstrução de Jerusalém. Como apresenta a linha de tempo abaixo.

A Daniel  foi-lhe apresentado que após  a saída para reconstrução de Jerusalém  nasceria o messias entre outros eventos.  A forma de calculo para se chegar ao ano do nascimento de Jesus não irei apresentar neste espaço pois pretendo em no futuro apresentar somente este assunto;  como já mencionei anteriormente; no ano 457 antes do nascimento de Jesus teve a saída para a profecia que apontaria  o Seu nascimento e obra.














Novamente irei apresentar o período de 457 anos a 490 anos. Contudo esta linha de tempo se apresentará de forma rebatida, ou seja, invertida, como é de costume apresentar neste espaço. Para quem tem algum conhecimento de arquitetura,  terá melhor entendimento sobre o assunto, pois assim como as medidas de uma construção muitas vezes são rebatidas, a história das religiões também tem suas medidas estabelecidas por Deus inversamente.


O que teria a ver a guerra de Yon Kippur com a profecia de Daniel capitulo nove?

Nada tem esta profecia com esta medida, somente estou apresentando acontecimentos importantes posteriores dentro de um mesmo período.  Assim procuro apontar que não é por acaso que estes eventos ocorrem. Meu objetivo é apresentar que Deus esta no controle de todas as coisas e como podemos contemplar neste espaço.


A historia apresenta muitos reformas religiosas, que foram base para o progresso do cristianismo ou de seu retrocesso.
As linhas de tempo não são repetições exatas dos eventos, mas repetições onde se mostra uma saída ou final de períodos importantes dentro do quadro histórico do cristianismo.




A apresentação destas medidas deixa claro ao observador atento que estes eventos não são de forma nenhuma ocasionais. Tem um poder acima de todos estes limites. Nada ocorre por acaso.

Alguns chegaram a  Jesus e perguntaram: "Senhor tu restaurarás neste tempo o Reino de Israel?" E Jesus respondeu: "Não pertence a vós saber os tempo ou estações que o Pai pôs em sua própria autoridade".

Diferente que muitos supõem o reino de Deus teria  de passar por períodos de restruturação antes de realmente ser restaurado conforme a expectativa  de alguns na época de Jesus.
Haveria um tempo para esta restauração?
Jesus apresenta que não pertencia a eles saberem o tempo e as estações. Naturalmente este tempo existe, não somente para restauração em pauta, como também para períodos de restruturação do reino, antes da restauração propriamente dita como vimos, na linha de tempo anterior.

Mas a pergunta que seria;  o que tem haver uma guerra  Yon Kippur com a restruturação do cristianismo?

A resposta seria simples, para quem tem um pouco conhecimento a respeito da história, ou profecia. Mas mesmo que você nade entenda destes dois assuntos posso dizer com certeza. Tem muito haver. Assim como os acontecimentos registrados na história não estão desligadas totalmente da história de Israel, assim ocorre hoje entre o cristianismo e as ocorrências das nações. Assim como o decreto  Atarxerxes era uma ocorrência politica e religiosa que se tornou a saída para seu restabelecimento de Israel em Jerusalém; assim esta guerra apresentada aqui, foi uma saída para de restruturação de Israel. Todos que conhecem a história destes conflitos reconhecem que  esta nação sobreviveu por um milagre. Também foi importante para que hoje Israel tivesse sua parte na cidade de Jerusalém. 

  • Lutero inicia sua reforma  456-7 antes da guerra Árabe-Israelense de 1973.
  • Nasce Calvino  456 depois do Cisma de Photius 1053 e cisão ortodoxa. Esta medida já apresentada em publicações anteriores.


1484 
Lutero nasce em 1483 e Ulrico Zuínglio e nasce em 1484.
1484+33=1517+456+34=2007

História resumo:

Martinho Lutero nasceu em Eisleben (Alemanha) no dia 10 de novembro de 1483. Foi um teólogo, frade católico agostiniano, reformador religioso, e em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada luteranismo e influenciou as demais tradições protestantes. Sua exortação para que a Igreja regressasse aos ensinamentos da Bíblia, e impulsionou a transformação do cristianismo e provocou a Contra Reforma. 
Lutero nasce em 1483 e Ulrico Zuínglio e nasce em 1484.

Guerra Árabe-Israelense de 1973.

Foi um conflito militar ocorrido de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973, entre uma coalizão de estados árabes liderados por Egito e Síria contra Israel. O episódio começou com um ataque inesperado do Egito e Síria. Coincidindo com o dia do feriado judaico Yom Kippur, Egito e Síria cruzaram as linhas de cessar-fogo no Sinai e nas colinas do Golã, respectivamente, que vinham capturadas, por Israel, já em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias.


__________________


1517+456=1973+34=2007
2007

REUNIFICAÇÃO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA EM 2007. 



2007
CISMA IGREJA ORTODOXA DO BRASIL COM A ORTODOXA DE MOSCOU EM 2007.
A Igreja Ortodoxa Russa no Exílio está em plena comunhão com o Patriarcado de Moscou. Infelizmente as paróquias que ela tinha no Brasil entraram em cisma em 2007 por serem contra essa comunhão. Por isso, até que retornem, ou novas paróquias sejam criadas, estamos sem representações desta Igreja no Brasil até o momento.

FAREL E GENEBRA

"Farel havia muito desejara implantar as normas protestantes em Genebra. Se essa cidade pudesse ser ganha, seria um centro para a Reforma na Françana Suíça e na Itália. Com este objetivo diante de si, continuou com seus trabalhos até que foram ganhas muitas das cidades e aldeias circunjacentes. Então, com um único companheiro, entrou em Genebra.  Mas foi-lhe permitido pregar apenas dois sermões.  G.C. - Pag. 232


Ulrico Zuínglio, em alemão HuldreychHuldreich ou Ulrich Zwingli (Wildhau Cantão de São Galo1º de janeiro de 1484 — Kappel am Albis10 de outubro de 1531), foi um teólogo suíço e principal líder da Reforma Protestante na Suíça.
Zuínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, que era doctor biblicus, Zuínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das escrituras do ponto de vista de um erudito humanista. Zuínglio não deixou uma igreja organizada, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas.




Ulrico Zuínglio e Lutero.


No dia 6 de outubro de 1973, tropas egípcias e sírias atacaram Israel. Em pleno feriado do Yom Kippur, estourava o quarto conflito armado do Oriente Médio, que ficou conhecido como "Guerra de Outubro".
Embora a maior parte das decisões das Nações Unidas ocorra em Nova York, cinco das agências especializadas da entidade estão na Suíça  (Genebra), o "quartel-general" europeu para questões de desenvolvimento e ajuda humanitária.

Assim como no passado Genebra é um lugar de refugio e desenvolvimento humanista, hoje segue o mesmo perfil.

No dia 24 de outubro de 1973, os combates terminaram. O Egito teve um total de 15 mil vítimas; a Síria, 3 mil e Israel, 770. A situação territorial estava mais confusa que antes. No final de 1973, foi convocada uma conferência de paz da ONU em Genebra, cujos dois encontros em nada resultaram.
Em difíceis negociações no quilômetro 101 da estrada Suez-Cairo, foi feito então um acordo de desentrelaçamento das tropas. No início de 1974, Israel retirava-se da margem ocidental do Canal de Suez.

Novamente Genebra, a cidade que Calvino fez dela uma capital do protestantismo, se torna um lugar centro de equilíbrio entre o conflito, hoje palestinos e israelenses. No passado a cidade foi uma fortaleza onde muitos daqueles que se sentiam perseguidos em outros lugares, buscavam a liberdade em Genebra, (Suíça). 
"Farel confiava em que houvesse encontrado em Calvino a pessoa que o pudesse assistir naquela obra. Em nome de Deus conjurou solenemente o jovem evangelista a que ficasse e ali trabalhasse. Calvino recuou, alarmado. Tímido e amante da paz, arreceava-se do contato com o espírito ousado, independente e mesmo violento daquele filho de Genebra. "
GC - Pag. 233

Esta é as medidas separadas para esta matéria. Espero que de alguma forma a história te apontou que nada acontece por acaso. E que apesar de seres humanos, acreditar estar no comando de suas vidas, na verdade, quem esta no controle de tudo é alguém maior, que tem todas as medidas de ontem e de hoje sob Seu controle.

Você não pode evitar que algumas medidas venham cumprir, o que você pode fazer, e evitar estar do lado errado da história, quando estas, se repetir novamente. 

Como já apresentei muitas vezes. Não importa qual seja o lugar  que estas ocupando na história da humanidade, você deve sempre estar do lado de Deus.

Que Deus te abençoe nisto sempre!

Contato/; jjcordeluz@hotmail.com