terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

QUARENTA DIAS NA BÍBLIA E SUAS LIÇÕES.

  QUARENTA DIAS E SUA HISTÓRIA.

Este espaço não tem como objetivo apresentar fantasiosas aplicações sobre os números da história encontradas na bíblia, ou no decorrer da história humana. Mas despertar de forma diferente que Deus é um ser organizado. Poderíamos fazer isto de varias formas usuais, como; falando da anatomia de tudo que foi criado, ou ainda, a forma que foi organizados os planetas e cada agente da natureza. 
Temos ainda a oportunidade de estudar as profecias bíblicas, estas apresentam que Deus tem suas medidas limitadas e tempos específicos, e que, Ele esta no controle de tudo.

"Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos." Salmos 78:2

Temos por habito recordar o passado, tirar lições dos períodos de nossa vida, ou da vida de outras pessoas.
Quando falamos em limites estamos falando de períodos que Deus escolheu para determinados eventos na bíblia sagrada. Muitos em reuniões com amigos, ou em família lembram: "Meu irmão se casou na mesma idade minha", "minha irmã tem minha altura", "Minha avó também faleceu com esta idade." Comparações ocasionais sempre existiram na conversas entre familiares ou amigos, e poucos sabem que nem tudo é por um acaso.

Tudo tem seu tempo determinado... Eclesiastes 3:1

Jesus disse: Ainda não é meu tempo varias vezes aos discípulos.

LIMITES DE TEMPO

40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12);
40 dias e 40 noites Moisés passa no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10);
40 dias Jesus jejuou antes de começar seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2);
40 dias depois da Ressurreição acontece a ascensão de Jesus (At 1,3).
40 chicotadas eram dadas a alguém que errava como forma de correção (Dt 25,3)
40 chicotadas Paulo recebeu pelo menos cinco vezes menos uma (2Cor 11,24).
Elias caminhou 40 dias até o monte Horebe com a força de uma refeição preparada por um anjo.
40 dias de luto  José do Egito morreu e o luto durou  quarenta dias, pois assim se cumprem os dias do embalsamamento; e os egípcios o choraram setenta dias 1 Reis 19:7-8. 
40 dias Deus deu a Nínive, Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Jonas 3:4

Outras medidas que aponta o número quarenta como limite na bíblia sagrada.
Presente de 40 camelos.
Foi, pois, Hazael encontrar-se com ele, levando consigo um presente, a saber, quarenta camelos carregados de tudo que era bom de Damasco; chegou, apresentou-se diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a perguntar-te: Sararei eu desta doença? 2 Reis 8:9


Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.  Neemias 5:1O  



As medidas de 40 referente ao templo.

Era, pois, o Santo Lugar do templo de quarenta côvados 1 Reis 6:1

Fizeram também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes Êxodo 36:24
Também fez dez pias de bronze; em cada uma cabiam quarenta batos, e cada uma era de quatro côvados; sobre cada um dos dez suportes estava uma pia 1 Reis 7:38
A largura da entrada: dez côvados; os lados da entrada: cinco côvados de um lado e cinco do outro; também mediu a profundidade da entrada: quarenta côvados, e a largura: vinte côvados. Ezequiel 41:2
Nos quatro cantos do átrio havia átrios pequenos, menores, de quarenta côvados de comprimento e trinta de largura; estes quatro cantos tinham a mesma dimensão. Ezequiel 46:22

Tanto os períodos de quarenta dias, como as medidas quarenta no santuário, pode nos deixar uma lição, ainda que não as compreendemos claramente seus significados, uma coisa podemos entender claramente; Deus esta no controle de tudo, sempre!
Assim como Ele limitou as medidas do santuário, assim também Ele limitou a experiência de Seu povo na terra. As medidas da história assim como as medidas do santuário estão apresentando que tudo tem um limite,
Por ocasião da edificação do tabernáculo e do templo, Deus não deixou as medidas segundo o livre arbítrio daqueles que iriam edificar o santuário. Como  fazemos ao contratar um engenheiro. Ele especificou cada detalhe e suas medidas para construção do templo.

Também é certo que, também não tirou o livre arbítrio de aceitar ou se recusar construir.
Ou seja, Deus te dá o livre arbítrio, para decidir, para desejar, o que Ele não faz é deixar tudo segundo nossos  impulsos, seja no sentido permitido, seja no aspecto proibido.
Pense nisto.
Quando Deus convidou Jonas para uma missão ele aceitou, depois de sair da presença do Senhor Jonas usou de seu livre arbítrio e foi em outra direção. Contudo Deus interveio, e Jonas não teve a possibilidade de seguir viagem, entre muitas coisas que ocorreram, ele reconheceu que estava errado, então foi jogado no mar e engolido por um peixe, no no peixe pediu perdão a Deus e desejou cumprir o acordo com Deus, assim Deus fez o peixe vomitar Jonas na praia.
Apesar de Jonas ter o direito ao livre arbítrio ele havia feito um compromisso com Deus. Então Deus interveio, e o conduziu a seu destino original. Todos nós temos um compromisso com Deus, e é por isto que Ele ti leva a situações em que você passa então a refletir, e te leva, a desejar não mais fazer sua vontade e seus objetivos, mas a vontade de Deus. O teu livre arbítrio sempre será respeitado, contudo, entenda, Deus tem o direito a intervir quando você não cumpre os Seus propósitos.
E também nunca se esqueça, Jonas não pregou vinte dias ou trinta e nove dias, ele anunciou a mensagem de Deus quarenta dias. Mesmo quando você resolve fazer Sua missão, será segundo os  limites de Deus não os seus.

Deus tem um tempo para tudo.

         CONTATO:    jjcordeluz@hotmail.com