sábado, 15 de setembro de 2018

ANGLICANISMO REFORMADO E SUAS MEDIDAS.

ANGLICANISMO REFORMADO.

Todas as postagens deste espaço poderá passar por revisões. Estas matérias não estão concluídas e são pesquisas inacabadas.

O caráter de Deus é constituído de misericórdia, assim nem tudo que é suportado por ele é algo aprovado.

As medidas da história se repete com tanta precisão que podemos dizer que a igreja vive seu turno no grande dia religioso deste mundo. Nenhum fio de cabelo desta igreja passa desapercebido, ou que não esta previamente organizado por Deus. Assim como Ele organizou cada setor de Seu santuário, ele também  definiu limites em todos os sentidos. Assim vivemos neste mundo,  e como não temos como escolher em que momento da história podemos nascer, podemos escolher de que lado ficaremos no período conferido a nós, que também tem seu limite.

Hoje irei apresentar as medidas da IGREJA ANGLICANA. 

Contudo não tenho como apresentar todas as medidas que se repete na história relacionado a igreja Anglicana. Não desejo que esta matéria se torne exaustiva. Já publiquei outras medidas anteriormente basta busca-las no blog.

Vamos a linha de tempo.

Todos que acompanha as matérias deste espaço, sabem que no ano 538 em diante tivemos o  Inicio dos 1260 anos de supremacia papal (átrio externo).  tivemos também o primeiro papa com jurisdição temporal.  E que o  Código de Justiniano entrou em vigência  o papa como Cabeça das igrejas.
538+538=1076 este assunto já foi publicado em matérias anteriores. Então vamos as medidas após o ano 1076.

1076
O reinado de Henrique IV foi marcado por esforços para consolidar o poder do império mas, na realidade, foi uma difícil tentativa de manter a lealdade dos nobres e o apoio do papa, que Henrique pôs em causa quando, em 1075, insistiu no direito de um príncipe secular presidir à investidura dos príncipes da Igreja, especialmente os bispos, o que desencadeou o conflito conhecido como a Controvérsia da investidura. Como consequência, o papa Gregório VII excomungou (penalidade da Igreja católica que consiste em excluir alguém da totalidade ou de parte dos bens espirituais comuns aos fiéis), Henrique no dia 22 de fevereiro de 1076.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_IV_do_Sacro_Império_Romano-Germânico

1533
Em 1533, o Congresso proibiu o direito de apelo a Corte papal de Roma. E no mesmo ano, Thomas Cranmer tornou-se o Arcebispo de Cantuária e anulou o casamento entre Henrique VIII e Catarina e validou o casamento entre Henrique e Ana. 
http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=2464
https://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=5991136344852370209#editor/target=post;postID=1959930336315868606;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=18;src=link

1559 

Em 28 de abril de 1559, o congresso, novamente aprovou a "LEI DE SUPREMACIA DO REI" , "E A LEI DA UNIFORMIDADE DO CULTO"
http://comunidadeanglicana.blogspot.com/2009/12/historia-da-reforma-religiosa-na.html
Em 17/11/1558, a Rainha Elizabete I sucedeu no reinado pela morte de Maria I. E em 28 de abril de 1559, o Congresso, nova-mente, aprovou a Lei de Supremacia do Rei e a Lei da Uniformidade do Culto.


1863
Em 1563, foi escrito o grande documento da Reforma Anglicana: Os Trinta e Nove Artigos de Religião, que foram aprovados pelo Sínodo.
http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=2464
http://igrejaanglicana.com.br/nossa-historia/

2009
A igreja Livre da Inglaterra (FCE), à  qual pertence a IGREJA ANGLICANA REFORMADA, começou em 1844 como reação ao ritualismo do MOVIMENTO DE OXFORD, surgido dentro da IGREJA DA INGLATERRA.
Somente em 1863 foi registrada oficialmente.
http://igrejaanglicana.com.br/nossa-historia/

Seria quase impossível para mim apresentar todas as medidas da história que se repetem nas medidas apresentadas neste espaço durante anos, ou ainda que estão para ser apresentadas em um único artigo. Mas creio que no futuro ficará muito mais claro que a história, acompanha um ciclo, quase que imutável, assim como as leis da natureza. Mas para Deus nada é impossível. 

As fontes da linha do tempo abaixo já foram apresentadas em outras matérias, então não publicarei novamente sobre elas. 




No ano 457 antes de Cristo, teve o retorno do povo judeu a Jerusalém, o Estado de Israel foi restaurado para o povo judeu. semelhantemente o que ocorreu no ano 1948 com a criação do Estado de Israel na palestina. 

Assim também no ano 1075-1076 se deu a saída para um movimento de liberdade sumária da IGREJA de ROMA vindicado pelo ESTADO, na pessoa de Henrique. O estado desejava se livrar do julgo da igreja. 

Lembrando que 538 + 538 = 1076-7 e que as medidas da história não são coisa do acaso,  estes acontecimentos estão limitados nas medidas de Deus, não do homem.

Não importa o cargo ou lugar  que você atua na vida, Deus estabeleceu seus limites, e você deve fazer Sua obra não se achando melhor que Deus, mas acreditando estar sendo monitorado e por Ele. O fato de você estar a frente de algo não faz de você melhor que o restante dos mortais.

PENSE NISTO.....