quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Retrospectiva da História 2020

RETROSPECTIVA.



Como iniciar esta retrospectiva sem apresentar este texto bíblico? Ecle 3:1 "Tudo tem a sua ocasião própria e todo o propósito debaixo do céu tem o seu tempo".

Deus tem um proposito e um tempo para tudo, nem sempre os eventos ruins que ocorre na Terra são unicamente ruins. Ainda que o povo que  vive estas dificuldades, tem sua responsabilidade por tal eventos. 
Temos o caso de Israel, ficou cativo dos babilônios por 70 anos, por viver afastado de Deus. Temos o caso de José vendido como escravo, este voltou das cinzas, comprovando que suas visões não eram por intemperança. Ou seja, ainda que as coisas ruins nos ferem, isto não quer dizer que Deus se afastou de nós, ou que, o sofrimento é para sempre.

Somos responsáveis por nosso sofrimento?
 Nem sempre. 
Temos um caso muito interessante na bíblia que foi o caso de Jó. Leia a história de Jó e tente descobrir que culpa teve ele para sofrer o quanto sofreu. Você chegará a conclusão segundo Deus disse, que Jó era um homem bom e justo. 
Quando chegar a esta conclusão, a tendência seria dizer que a culpa seria de Satanás, ou de Deus, e que Jó não teve culpa nenhuma. E este sempre foi o erro da humanidade, tentar saber de quem seria a culpa. Deus  deixaria alguém passar por tudo que Jó passou, somente por causa de um debate  entre Satanás e Deus? Eu vou afirmar a  você que Deus não é tolo, Ele nunca permitiria isto se de alguma forma Jó espiritualmente não pudesse suportar ou crescer. E  crescer é um principio de Deus. É exatamente por desejar que eu e você cresça, que Ele permite que você e eu passe por dificuldades, que não somos culpados delas. 
Quero dizer com isto que todos os sofrimentos e dificuldades  da nossa vida somos isentos de culpa? Não é isto que quero dizer. O  que desejo afirmar é que  pode existir eventos e dificuldades na vida que não somos culpados.
Costumo dizer que grande parte das dificuldades, não são nossas, são de outros, e nós costumamos absolver como fosse nossa, ou como se fossemos culpados.
Lembra-se que Jó se recusou fazer isto, ou seja, assumir a culpa que não era dele, ainda que veio a ele o resultado de algo que ele nem sabia o motivo. 
Não absorve  os problemas do outros como se fosse seus. Seja corajoso para confiar em Deus, nunca corajoso para absorver a culpa dos problemas que não são seus.
Quero afirmar novamente:
É exatamente por desejar que eu e você cresça, que Ele permite que você e eu, passe por dificuldades, que não somos culpados delas. Pense nisto.



jjcordeluz@hotmail.com