sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MEDIDAS DA IGREJA PRESBITERIANA.

  IGREJA PRESBITERIANA.



Um pouco da história da igreja Presbiteriana no Brasil.


Antes de  escrever  sobre as medidas da igreja presbiteriana, precisamos lembrar que a descoberta do Brasil foi alavancada por causa da necessidade da Europa comercializar especiarias da Índia.  No caso abaixo poderíamos perguntar: Por qual motivo a saída para o descobrimento do Brasil se deu 1453? 

O cristianismo no Brasil só teve sucesso  como a queda de Constantinopla, ou seja,  acredita-se que o brasil foi visitado, ou descoberto antes de 1500. O que levou a descobertas de novos territórios foi a dificuldade no comercio das especiarias, como também o enfraquecimento da IGREJA CATÓLICA por cauda dos movimentos reformatórios.  Os mercadores que traziam da Índia especiarias ficaram privados de passar na travessia entre a Europa e as índias, assim os países interessados buscando novas rotas de navegação acabaram chegando ao Brasil. Através de uma incílica o papa apoiava as descobertas de novas terras. 

Depois de 457 anos saindo do ano 1453 (Queda de Constantinopla), chegamos ao ano 1910.

Neste ano 1910  se deu um movimento ecumênico presbiteriano, que levaria ao desfecho conhecido hoje.
  
O movimento ecumênico havia surgido com a Conferência Missionária Mundial (1910), em Edimburgo, na Escócia, que deu origem ao Concílio Missionário Internacional (1921). 

Outros dois movimentos, “Vida e Trabalho” e “Fé e Ordem” se uniram para formar o Conselho Mundial de Igrejas (Utrecht, 1938; Amsterdã, 1948). Algumas das primeiras igrejas brasileiras a se filiarem a essa organização foram a metodista (1942), a luterana (1950), a episcopal (1965) e a Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo (1968). A Igreja Presbiteriana do Brasil alcançou sua autonomia formal em 1888, com a criação do Sínodo Presbiteriano. Surgiu então uma crise no período 1892-1903 em torno das questões missionária, educativa e maçônica que resultou em divisão, surgindo a Igreja Presbiteriana Independente. 


Dois eventos significativos no início do século 20 foram a criação da Assembléia Geral (1910) e o estabelecimento de um plano de cooperação entre a igreja e as missões americanas, conhecido como Modus Operandi ou “Brazil Plan” (1917)As três ondas ou fases do pentecostalismo brasileiro foram as seguintes: (a) décadas de 1910-1940: chegada simultânea da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, que dominaram o campo pentecostal por 40 anos;  décadas de 1950-1960: Congregação Cristã no Brasil: fundada pelo italiano Luigi Francescon (1866-1964). Radicado em Chicago, foi membro da Igreja Presbiteriana Italiana e aderiu ao pentecostalismo em 1907. Em 1910 (março-setembro) visitou o Brasil e iniciou as primeiras igrejas em Santo Antonio da Platina (PR) e São Paulo, entre imigrantes italianos. Veio 11 vezes ao Brasil até 1948. Em 1940, o movimento tinha 305 “casas de oração” e dez anos mais tarde 815.http://cpaj.mackenzie.br/historiadaigreja/pagina.php?id=284
As três ondas do pentecostalismo brasileiro: (a) Décadas 1910-1940: chegada simultânea da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, que dominam o campo por 40 anos; (b) Décadas 1950-1960: campo pentecostal e se fragmenta, surgem novos grupos – Evangelho Quadrangular, Brasil Para Cristo, Deus é Amor e muitos outros (contexto paulista); (c) Anos 70 e 80: neopentecostalismo – Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e outras (contexto carioca)


1453 Queda de  Constantinopla.

 Finalmente, os mercadores árabes assumiram o transporte de mercadorias para a Europa, através do Levante e dos comerciantes venezianos, até que, em 1453, a queda de Constantinopla provocou novo bloqueio da rota de comércio - agora, pelos turcos otomanos - o que aumentaria o custo já elevado das especiarias.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota_das_especiarias

Desta forma, as nações europeias iniciaram projetos para o estabelecimento de rotas comerciais alternativas. Portugueses e Espanhóis aproveitaram sua posição geográfica junto ao oceano Atlântico e à África para tentar um caminho ao redor deste continente para chegar à Índia (percurso percorrido com sucesso por Vasco da Gama entre 1497 e 1498). 

Já Cristóvão Colombo via uma possibilidade de chegar à Ásia pelo oeste, através do Oceano. Nesta empreitada, financiada pelos reis de Espanha, o navegador genovês alcançou, em 1492, o continente americano, dando início ao processo de ocupação do Novo Mundo.  Com as grandes navegações, os dois países, outrora sem muita expressão no cenário político europeu, se tornaram no século XVI os mais poderosos do mundo, estabelecendo uma nova ordem Mundial.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_de_Constantinopla

Novas técnicas de navegação e as riquezas da África já eram suficientes para atrair a cobiça de outros países. E a capacidade marítima de Portugal ganharia ainda mais importância por causa da queda de Constantinopla (1453) e a limitação do comércio com a Ásia. Lisboa tornou-se destino de cartógrafos, astrônomos e navegadores de toda a Europa, interessados em participar da corrida para as Índias – entre eles Cristóvão Colombo, que viveu ali nas décadas de 1470 e 80. Todos os “descobrimentos do Brasil”, até o oficial, foram um efeito colateral da busca pela rota para o Oriente.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/descubra-a-verdadeira-historia-sobre-o-descobrimento-do-brasil/Os ingleses fundaram missões para atuar na América do Sul: Help for Brazil (criada em 1892 por iniciativa de Sarah Kalley e outros), South American Evangelical Mission (Argentina) e Regions Beyond Missionary Union (Peru).  Após a Conferência de Edimburgo (1910), essas missões vieram a constituir a União Evangélica Sul-Americana – UESA (1911). Dos seus esforços, surgiu no Brasil a Igreja Cristã Evangélica. Igreja Presbiteriana  Em 1907, o Sínodo dividiu-se em dois (Norte e Sul) e em 1910 foi organizada a Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil.

A Igreja Presbiteriana do Brasil alcançou sua autonomia formal em 1888, com a criação do Sínodo Presbiteriano. Surgiu então uma crise no período 1892-1903 em torno das questões missionária, educativa e maçônica que resultou em divisão, surgindo a Igreja Presbiteriana Independente. Dois eventos significativos no início do século 20 foram a criação da Assembléia Geral (1910) e o estabelecimento de um plano de cooperação entre a igreja e as missões americanas, conhecido como Modus Operandi ou “Brazil Plan” (1917). Com a Constituição de 1937, a Assembléia Geral foi transformada em Supremo Concílio. Em 1955 surgiu o Conselho Interpresbiteriano, criado para gerir as relações da igreja com as missões americanas e com as juntas missionárias nos Estados Unidos.
http://cpaj.mackenzie.br/historiadaigreja/pagina.php?id=284



http://cpaj.mackenzie.br/historiadaigreja/pagina.php?id=284

História do metodismo no Brasil


Em 1835, o Reverendo Foutain Elliot Pitts foi enviado pela Igreja Metodista Episcopal, dos Estados Unidos, com a missão de avaliar as possibilidades do estabelecimento de uma missão metodista nas terras brasileiras. Chegando ao país com uma carta de recomendação do então presidente americano Andrew Jackson, o Rev. Pitts desembarcou no Rio de Janeiro. Mais tarde, em 1836 e 1837, foram enviados o Rev. Justin Spaulding e Rev. Daniel Parish Kidder, com suas respectivas famílias, para comporem a missão. Porém, essa missão é encerrada em 1841 por falta de recursos.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Metodista



João Knox e André Melville deram origem ao sistema presbiteriano de governo por ministros e leigos, numa série de concílios, em ordem ascendente, do Conselho local (governo da comunidade), Presbitérios (concílios regionais) e Assembleia Geral (sínodo nacional). Como os dirigentes desse sistema eclesiástico são presbíteros, o sistema se tomou conhecido por presbiterianismo. A primeira Igreja com o nome “Presbiteriana” apareceu na Escócia, quando o Parlamento aboliu o catolicismo e declarou este sistema como Igreja oficial da Escócia, há 400 anos. O governo presbiteriano da igreja deu origem ao sistema democrático-representativo no mundo todo.
Presbiterianismo é um dos diversos segmentos ou denominação religiosa protestante, derivado do calvinismo e também chamado de Igreja Presbiteriana ou Reformada. Se identifica como movimento religioso protestante ou como ideologia sociocultural com raízes na Reforma Protestante de Calvino em Genebra.
A Reforma do século 16 originou diversos grupos que constituem o protestantismo, o presbiterianismo é um desses e desde o século 16 tem se espalhado por toda parte como denominação cristã calvinista, com muitos seguidores de sua teologia e do sistema presbiteriano de administração da igreja. Na Europa Ocidental, os calvinistas foram chamados de presbiterianos (Escócia), de huguenotes (França), de puritanos (Inglaterra), reformados ou protestantes (Suíça, Holanda, Hungria).
O termo se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Presbiterianas ou reformadas. Os nomes adotados por igrejas protestantes derivaram dos nomes de fundadores (luteranos, menonitas), convicções doutrinárias (batistas, metodistas, pentecostais) ou estruturas eclesiásticas e formas de governo (presbiterianos, episcopais, congregacionais).
O presbiterianismo tem raízes nos reformadores Ulrico Zwínglio (1484-1531) e João Calvino (1509-1564), seu principal líder e teólogo do movimento iniciado na Suíça. O nome Igreja Presbiteriana popularizou-se nas Ilhas Britânicas a partir do escocês João Knox (1514-1572), discípulo de Calvino e surgiram comunidades presbiterianas na Escócia, Irlanda e Inglaterra. A Assembleia de Westminster, do Parlamento Inglês (1643-1649), produziu a base doutrinal e padrões eclesiásticos fundamentais para os presbiterianos: Confissão de Fé de Westminster, Catecismos Maior e Menor. Escoceses e irlandeses levaram o presbiterianismo para os Estados Unidos (séculos 17-18) e, dos EUA, um grande movimento missionário protestante (século 19) levou igrejas presbiterianas a países do hemisfério sul. No Brasil, veio por intermédio do missionário presbiteriano Ashbel Green Simonton (1859).
https://www.infoescola.com/cristianismo/presbiterianismo/


1943 Consolidação da Igreja Presbiteriana de Portugal.
pg 484

https://books.google.com.br/books?id=XIM2iFQs2XgC&pg=PA484&lpg=PA484&dq=presbiterianos+1943&source=bl&ots=Wra-6-ItMt&sig=ye30LB-Ib821RoUqHeJx9LJ5FvU&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjO28Pz1PbYAhUIE5AKHYa3DZIQ6AEIPzAE#v=onepage&q=presbiterianos%201943&f=false



Os primeiros pastores presbiterianos nacionais foram todos colportores quando ainda eram aspirantes ao ministério. No Nordeste, houve os discípulos do Rev. John R. Smith: João Batista de Lima, José Francisco Primênio da Silva e Belmiro de Araújo César. Referindo-se a Smith, Themudo Lessa afirmou: “De largo descortino como missionário, soube rodear-se de um corpo seleto de colportores-catequistas, que foram desbravando o terreno para a sementeira que se ia fazer. Eram homens de fé e de coragem, prontos a arrostar perseguições por amor da causa em que se empenhavam”.   No Sul, os primeiros candidatos ao ministério que trabalharam como colportores foram Antônio Bandeira Trajano, Miguel Gonçalves Torres, Antônio Pedro de Cerqueira Leite, João Ribeiro de Carvalho Braga e João Vieira Bizarro, entre outros. Belarmino Ferraz (1858-1943), que seria o primeiro pastor ordenado pela Igreja Presbiteriana Independente, foi companheiro de viagens do Rev. Dagama no interior de São Paulo.http://cpaj.mackenzie.br/historiadaigreja/pagina.php?id=236

Quando escavamos a história religiosa no Mundo, descobrimos evidências de que existe um Deus no controle de tudo. Assim como  arqueólogos escavam  terrenos  em busca de evidências, assim podemos encontrar na história as medidas de Deus, e a evidencia, que Ele esta  no controle de tudo. Assim como as descobertas de muitos arqueólogos não terá  a aceitação de todos, assim ocorrerá sempre com aqueles que se dedicarem a escavar a história de Deus  e de Seu povo, na história. Assim como existem arqueólogos que desvirtuam  as descobertas originais, e verdadeiras, da história do povo de Deus, para  uma fonte amarga, assim ocorrerá sempre com alguns que seu objetivo é exaltar-se, não exaltar Aquele que merece todo louvor!

Você poderá encontrar evidencias de Deus na história ou nos objetos descobertos pelos arqueólogos, mas nunca Deus neles. Esta é uma experiência única e particular que as coisas descobertas não podem proporcionar.

Pense nisto!