sábado, 20 de janeiro de 2018

MEDIDAS BUDISMO, CATOLICISMO E JUDAÍSMO.

OS TEMAS APRESENTADOS NESTE ESPAÇO ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO. SÃO PESQUISAS INACABADAS.



Medidas da história religiosa budista e judaica cristã.

Este espaço tem como meta apresentar que Deus ainda que aparente inerte aos acontecimentos deste mundo, é supremo a tudo.  E que os homens que  imaginam estar acima de  Deus apenas  estão  em  uma posição de autoridade permitida por Ele, assim como esteve outros no passado, dentro de Suas medidas ou limites. Nós não temos a liberdade de nascer na ápoca ou família que queremos, mas podemos nascer e escolher de forma serviremos a Deus. 

"Quem lhe pôs as medidas ( a Terra ), se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?" 
(Jó 38 : 5)
"Tudo tem a sua ocasião própria e todo o propósito debaixo do céu tem o seu tempo".
(Ecle 3:1) 

Hoje falarei um pouco a respeito do Budismo, para deixar claro que mesmo outros movimentos religiosos também tem seus limites enquanto se desenrola as medidas do cristianismo.




Vamos inciar com o ano 543 antes de Cristo data do primeiro concilio budista  em Rajagaha.
Alguns registros históricos dizem que meses após o parinibbana do Buda (por volta de 544 a.C), durante o retiro das chuvas, reuniram-se cerca de quinhentos bhikkhus em Rajagaha (Rajgir) para o Primeiro Concílio Budista patrocinado pelo rei Ajatasatru de Magadha e presidido pelo venerável Maha Kassapa. Nesse concílio foram recitados os discursos do Buda ("Dhamma") pelo venerável Ananda de modo que constituiriam os suttas, por isso os suttas começam com a seguinte frase: "Assim ouvi"; enquanto que as regras monásticas ("Vinaya") foram recitadas pelo monge Upali
https://pt.wikipedia.org/wiki/Concílios_budistas

A morte de Buda. 543 AC.

Após a morte de Buda em 484 ou 543 a.C , ocorreu o Primeiro Concílio Budista, na cidade de Rajagrha, proposto por Kashyapa, discípulo de Buda, para reforçar os seus ensinamentos e as regras monásticas e para estipular princípios e práticas comuns para uma doutrina budista
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&client=opera&biw=1360&bih=631&ei=rEdjWueOFoarwgTc2KIY&q=primeiro+concilio+budista+543&oq=primeiro+concilio+budista+543&gs_l=psy-ab.3...9596.9596.0.9987.1.1.0.0.0.0.183.183.0j1.1.0....0...1c.1.64.psy-ab..0.0.0....0.Fp9rjNy4ujY
http://www.bayaty.com/tag/buda/

budismo entraria no Japão no século VI (538 ou 552) D C

 Por via coreana, através da informação veiculada pelo rei de Kudara da Coreia ao soberano de Nara, relatando a excelência do budismo e os seus princípios, ao mesmo tempo que pedia ajuda para a luta contra o reino vizinho de Silla. Na sequência desta missiva, foi enviado um grupo 
composto por letra dos religiosos budistas ao Japão, os quais levavam vários rolos das Santas Escrituras redigidas em chinês, uma imagem de Buda em bronze e outras em madeira e diversos objetos de culto. 
Foi desta forma que o budismo entrou oficialmente no Japão. 
https://www.infopedia.pt/$budismo-no-japao


Segundo alguns cronologistas no ano 543 AC tem a morte de Buda. Ano também que o budismo chega a Índia, data em que se deu o primeiro concílio Budista. Comparando com o ano 1095 AC temos o inicio da monarquia Judaica. A eleição de Saul como rei veio pelo desejo humano de ter um rei visível diante deles. Tanto para o budismo foi uma nova saída como para o judaísmo.


As linhas do tempo apresentadas abaixo, são para comparações, não irei comentar sobre elas pois estes eventos já foram comentados em publicações anteriores.


Este espaço não é um lugar de curiosidades, mas um lugar de pesquisa. Não visa exaltar a mim, ou mesmo o leitor, mas exaltar aquEle que tem as medidas de tudo nas suas mãos.  Como despertar aqueles que deixaram de crer em Deus por falta de evidências  cientificas, ou históricas, e que se afastaram da palavra de Deus?
Eu não desejo despertar em você um espirito futurista, mas um espirito convicto de que nada é por acaso. Deus não teria todo este trabalho se não amasse você, eu, e outros.

O que me fez despertar para este tema esta escrito  no livro de Ezequiel.
 "E, havendo-me levado ali, eis que um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo um cordel de linho na sua mão e uma cana de medir, e estava em pé na porta.
E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque para to mostrar foste tu aqui trazido; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto vires." Ezequiel 40:03,04
Ezequiel havia contemplado detalhes e medidas de um templo, e seu cerimonial.  Então o Senhor disse a Ele.
Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo.
E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram." Ezequiel 43:10, 11
Eu cheguei  a conclusão inicial, que ninguém iria se arrepender vendo medidas de um  templo, o seu cerimonial.
Deus não poderia  estar falando somente ao povo de israel, uma vez que notei que o  cristianismo  tem características e atitudes semelhante a israel. Tem períodos semelhantes, assim como as outras crenças separadas do contesto doutrinal  rais  do  cristianismo.
Note que dentro do cristianismo a única igreja que tem um projeto e crença pautada na "CASA" ou SANTUÁRIO é a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Seu alicerce doutrinal esta pautado no assunto do santuário desde seu surgimento, não é um assunto esporádico, é a base da crença Adventista.
Note também que as medidas ou setores  do santuário não estava limitada somente a casa de  israel, e sua história, veja no  livro de Apocalipse.
  "E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
  E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses." Apocalipse 11:1-2
O átrio convertido em anos teria 42 meses ou 1260 anos. Foi dado, ou (concedido) as nações.

Para entender  ista  profecia um pouco melhor consulte este espaço.
http://www.revistaadventista.com.br/blog/2015/06/26/o-codigo-da-profecia/