sábado, 8 de novembro de 2014

OS MUROS DE JERUSALÉM E OS MUROS DE CONSTANTINOPLA.

Revisado 09/11/2019

MUROS DE CONSTANTINOPLA E OS MUROS DE  JERUSALÉM.


No passado, se alguém tinha como objetivo fazer uma cidade segura, logo se pensava em um novo muro, ou mesmo, a construção de um muro que garantisse a segurança das pessoas. 

O povo de Deus também tiveram de restaurar os muros de Jerusalém no decorrer da história, e também a cidade vista como mais segura a "Nova Roma" (Constantinopla).

Uma restauração significativa ocorreu de forma semelhante no ano 408, tanto esta restauração poderia ser total como parcial como foi a de Constantinopla. 

Jerusalém.
A primeira deportação teve início em 609 a.C.. Em 598 a.C.Jerusalém é sitiada e o jovem Joaquim ( Jeconias ou Conias) rei de Judá, rende-se voluntariamente. O Templo de Jerusalém é parcialmente saqueado e uma grande parte da nobreza, os oficiais militares e artífices, inclusive o Rei, são levados para o Exílio em Babilónia. Zedequias, tio do Rei Joaquim, é nomeado por Nabucodonosor II como rei vassalo. Precisamente 11 anos depois, em 587 a.C., houve uma nova rebelião no Reino de Judá, ocorre a terceira deportação e a consequente destruição de Jerusalém e seu Templo.     
Governando os poucos judeus remanescentes na terra de Judá - os mais pobres - ficou Gedalias nomeado por Nabucodonosor II. Dois meses depois, Gedalias é assassinado e os poucos habitantes que restavam fogem ao Egito com medo de represálias, deixando a terra de Judá (ex-Reino de Judá) efetivamente sem habitantes e suas cidades em ruínas. É certo que o período de cativeiro "em Babilônia" terminou no primeiro ano de reinado de Ciro II (538/537 a.C.) após a conquista persa da cidade de Babilônia (538 a.C.). 
Em consequência do Decreto de Ciro, os judeus exilados foram autorizados a regressar à terra de Judá, em particular a Jerusalém, para reconstruir o Templo/.

Com o decreto de Ciro autorizando a volta dos judeus a Jerusalém na direção de Zarobabel 538 AC para reconstrução do templo, as pessoas que retornaram perceberam que não havia segurança na cidade. Uma cidade sem muros deixava a mesma muito exposta a todo tipo de marginalidade ou invasão.


Temos uma outra cidade que me chamou a atenção, chamada Constantinopla; ( NOVA ROMA) como ficou conhecida.





Em 408, no início do reinado do imperador Teodósio II ,a construção de uma nova muralha, cidade de Constantinopla, cerca de 1.500 metros a oeste da antiga. O novo muro ficou conhecido como o Muro de Teodósio, sendo concluída em 413. O muro se estendia por 6,5 quilômetros entre o mar de Mármara e o subúrbio de Blaquerna perto do Corno de Ouro. O muro quase dobrou o tamanho da cidade, um feito para que J. B. Bury chame-o de "em certo sentido, o segundo fundador de Constantinopla".


https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantinopla

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marciano

Edito de Justiniano
http://www.centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/a-importancia-das-datas-de-508-e-538-d-c-para-a-supremacia-papal/



Não irei apresentar as comparações todas e semelhanças destes eventos, afinal de contas, a linha do tempo fala por si mesma.

A história se repete de forma a nos deixar uma lição. Deus esta no controle de tudo sobre a Terra que criou. 
Ele estabelece reis e tira reis. Monitora sua igreja, e sabe até quando Suas medidas devem ir conforme já estabelecido. 

Todas as matérias deste espaço podem ser redigidas a qualquer tempo, afinal são matérias ainda em pesquisa.
Por vezes como ocorreu com esta matéria, depois de muito estudo, o cansaço leva a muitos erros como se apresentou anteriormente na linha do tempo. Peso desculpas aos leitores por este descuido anterior.  
Continuarei editando esta matéria no futuro. 
 
jjcordeluz@hotmal.com





[