sábado, 10 de setembro de 2011

O USO DO VEU TEM HISTÓRIA?

TESTEMUNHO PARA IGREJA vol I pg 189.
 "Foi-me apontado o antigo povo de Deus e pude comparar seu vestuário com a moda destes últimos dias." Que diferença! Que mudança! As mulheres de outrora não eram tão ousadas como as de hoje. Quando em público, elas cobriam o rosto com um véu”.



Existe no mundo religioso um debate sobre a necessidade, ou não, de utilizar o véu como um sinal de reverencia para as mulheres na igreja. Gostaria muito de falar sobre este assunto com certa liberdade, mas nunca dar a minha opinião.

Para falar sobre este assunto precisamos voltar no tempo, mas nunca fazer deste uma regra, antes de desenhar toda a historia até o tempo presente.

O relato mais antigo  nas sagradas escrituras esta no capitulo 24 de Gêneses. Por esta ocasião Abraão envia seu servo para buscar uma esposa para seu filho em meio sua parentela, e quando na volta, e  já estava próximo ao campo de Abraão, Isaque foi visto por Rebeca. 
Ao ser Rebeca notificada que Isaque se encontrava ali “tomou o seu véu e cobriu-se.” Verso 65. Devemos notar que diante do servo ela se encontrava sem o véu, somente colocou o véu diante da aproximação de Isaque.

Outra ocasião em que merece ser citado ocorreu na região de Timna quando comunicaram a Tamar que seu sogro estaria a pastorear ali. Sendo ela viúva deixou suas vestes de viúva e
 “cobriu o seu rosto, e vendo-a Judá teve-a por meretriz, pois ela havia coberto o rosto.”
Gênesis 38:15.
 Era comuns as prostitutas cobrirem o rosto para evitar problemas com a sociedade da época. Assim  ela usou este artifício para alcançar seu objetivo. 

Ainda em outra ocasião que o véu é citado, é na ocasião em que o próprio
 Moises usou o véu após falar com o povo, pois o
 “seu rosto resplandecia”.
Êxodo 34:35
 Neste caso o véu parece cobrir seu rosto ao ponto do povo não ver o rosto de Moises e a gloria de Deus.

Hoje existe uma ideia formada na mente de alguns que á principio as mulheres fiéis do povo de Deus, usavam o véu como sinal de modéstia, e isto pode ser até verdade, mas não há única; mesmo as meretrizes do passado também usavam para guardar-se; das más línguas, ou do preconceito da sociedade.

Outra fato. Foi Salomão que fez varias citações no livro de cantares para sua amada, e nos dá á entender, que com o passar do tempo havia aumentado a transparência do véu, pois ele comenta que via a beleza de sua amada mesmo quando usava o véu.
 “Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca
é formosa; as tuas fases como romã partida, brilham através do véu”.
Ct 4:03.

Como parece, este véu seria mais transparente que a utilizado por Tamar nora de Judá, e de Moises. Muitas vezes a mudança pode não parecer boa, mas deixa lições. 

Agora gostaria de deixar este período; para analisar este costume por ocasião da experiência da igreja primitiva. Havia naquela ocasião também diferenças no que diz   este respeito, o véu.

O problema naquele tempo parece se concentrar em adorar a Deus na igreja com o véu.
 Paulo fala a igreja:

“Toda mulher, porem, que ora ou profetiza com a cabeça sem o véu, desonra sua própria cabeça,
porque é como se estivesse rapada”. I Cor 11:05

Neste texto Paulo apresenta a necessidade da mulher usar o
véu para exercer as atividades na igreja. Mas também é certo que também disse, que;
o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. I Cor 11:15

Bom, se o cabelo foi dado no lugar de véu, então existia algum problema com o cabelo
 de algumas mulheres que exerciam alguma função na igreja.
 Paulo ainda diz que:
 “se a mulher, não usa véu, neste caso que rape o cabelo.
Mas se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar o véu
. I Cor 11:06]

Veja que ele achou melhor que algumas permanece sem cabelo, se resistisse estar sem o véu; e não se importou que algumas corta-se o véu ou melhor o cabelo. Estes textos parecem ter algo contraditório, pois se o cabelo foi dado no lugar do véu como poderia Paulo aconselhar retira-lo?

È certo que Paulo não era alguém radical, no que diz respeito a princípios. Mas buscava harmonizar a igreja diante de um problema que existia na igreja de Deus da época. Mas qual seria este problema?

Possivelmente se tratava de algumas mulheres recém chegadas a " fé", sendo estas romanas  ou judias. Algumas mulheres vindo de costumes ou vidas desregradas, certamente não tendo uma vida muito aceitável para os padrões judaicos, e para o padrão moral daquela época mesmo entre os cristãos. Uma vês convertidas ao cristianismo traziam em seus cabelos a marca de uma historia de pecados. Qualquer que olhasse para estas mulheres recente convertidas por Deus, logo estava patente no cabelo o seu passado, e nada honroso. Mas qual seria o problema no cabelo destas mulheres fieis a Cristo, que levava Paulo dizer; que seria melhor para elas estar com a cabeça rapada se então resistisse usar o véu?

O problema estava na prostituição cerimoniais ou cultural  em que estas mulheres estiveram envolvidas antes de sua conversão. Era um costume que na época de Judá as prostitutas usarem o véu, como já vimos. Mas por ocasião do inicio da igreja primitiva as prostitutas usavam um corte diferenciado das mulheres de bem. 
Assim hoje  em várias parte do mundo a história se repete. Mulheres dadas a aventuras sexuais conforme a cultura local, ou  partindo de uma cultura cerimonial, nestas ocasiões, se vestem de forma diferente ou cortes de cabelo também diferente.

Uma vês convertidas seria necessário apagar este vestígio do passado através do uso do véu, ou rapando a cabeça, pois restauraria o corte de forma uniforme após o crescimento do cabelo.

Possivelmente ainda havia outros problemas com o corte das mulheres, vindo de deferentes povos e costumes. Talvez ligados a cortes diferenciados que não ajustava o corte em um curto período de tempo, ligado a  adoração de deuses estranhos ou culturas regionais.

Mas agora gostaria de meditar sobre outro período da caminhada do povo de Deus.

Isto também nos trará lições muito importantes para o tempo presente.

Para um Adventista é necessário perguntar como via de regra; o que pensava Ellen G White a este respeito?

Ela fez uma declaração a este respeito; pelo menos que eu conheço, e não sei se ela falou mais sobre o véu. Esta se encontra no livro TESTEMUNHO PARA IGREJA vol I pg 189.

“Foi-me apontado o antigo povo de Deus e pude comparar seu vestuário com a moda destes últimos dias." Que diferença! Que mudança! As mulheres de outrora não eram tão ousadas como as de hoje. Quando em público, elas cobriam o rosto com um véu”.

“Nestes últimos dias, as modas são vergonhosas e indecentes. Acham-se registradas na profecia e foram primeiramente introduzidas por uma classe sobre a qual Satanás tem inteiro controle, os quais, havendo perdido todo o sentimento sem qualquer convicção do Espírito de Deus, se entregam á dissolução, para, com avidez, cometerem toda a impureza.” Efésio 4:19 “Se o povo professo de Deus não se houvesse afastado tanto dEle, haveria agora marcante diferença entre seu vestuário e o do mundo”. T p I  vol 1

Vamos tentar imaginar uma igreja que se enquadra no estado em que Ellen viu. O texto não disse que as mulheres deveriam ser modestas somente na igreja, mas em publico. Ou seja, a modéstia é um principio e estilo de vida, não somente no lugar de adoração. 
Falando ainda aos irmãos e irmãs ainda disse.

“As toucas pequenas, expondo a face e a cabeça, mostram falta de modéstia. As saias- balão são vergonhosas. Os habitantes da Terra estão se tornando mais e mais corrompidos e a linha de distinção entre eles e o Israel de Deus precisa ser mais clara, ou a maldição que cairá sobre os mundanos os atingirá também. Minha atenção foi chamada para as seguintes passagens da escriturísticas. Disse o anjo; II Tim.3:06, I Tim 2:09 e 10, I Pedro 3:03-05.” Testemunho Para Igreja. Vol 1 pg 189 - 1859.

Ela esta apresentando que é falta de modéstia expor a face e a cabeça, como lemos no parágrafo anterior “em publico”. 
Note que ela não disse nada sobre o véu, mas apresentou as toucas que deixava parte da face exposto.

Mas não podemos esquecer que hoje, não tem mais nada para as mulheres ou homens expor em publico. Nada está oculto para “o publico”. Muitas vezes estas partes estão revestidas de roupas, que seria melhor, talvez, que não tivesse nada. Esta forma de se expor contaminou todas as igrejas ou credo, que por hora conhecemos. Algumas, talvez estejam pensando que o lugar de usar o véu é no corpo.

UM CONCELHO.

"Sabe amigo-a, com o objetivo de nos ajudar Deus apresenta que devemos olhar para o rosto das pessoas."

Então conclui que quem deveria usar o véu somos nós; tanto homens como mulheres, mas este véu deve estar nos olhos não sobre o cabelo, e isto se aplica tanto para  homens como mulheres.  

E é por este motivo que eu te digo; que o véu deve sempre permanecer em nós tanto na igreja como em em publico.

Não esqueça que o lugar mais seguro de olhar na mulher, ou no homem; ainda que esteja com o rosto exposto; é a sua fase. Quero afirmar novamente; que tanto homens como mulheres devem usar o véu, mas aqui não falo do rosto, mas o véu da alma, para não perdermos de vista a visão da cruz.

Sabe amigo; um soldado quando está diante de seu comandante deve estar com a roupa impecável, mas nenhum comandante espera de seu subordinado no campo de guerra esta postura. Existe momentos em que a conquista está muito próxima, soldados que antes de avançar se mostravam impecáveis na postura, agora suas roupas rasgadas, e suas botas cheias de barro demonstra que apesar de sua aparência são fieis ao comando.

A modéstia no que se refere ao rosto, no texto anterior ela disse:
 “que as toucas que exponham parte da cabeça e o rosto mostravam falta de modéstia.”
Mas será que hoje algum movimento religioso defende as toucas para as mulheres assim não expondo a
cabeça e o rosto?
Será que este acessório, a touca, era defendida pela igreja primitiva ou pelos patriarcas?
 É certo que não. O que ela busca fazer é adequar a modéstia mais próxima a cultura local.

Nem Abraão nem os apóstolos deram uma orientação semelhante a da senhora White. Veja abaixo;

“Alguns têm achado errado usar qualquer coisa sobre a cabeça senão uma touca para proteger do sol. Esses vão a grandes extremos. Não pode ser classificado como orgulho o uso de uma touca de bom gosto, de palha lisa ou de seda.”
Testemunhos para Igreja vol I pg 275

Veja que ela não apresenta que é falta de modéstia agora, mas apresenta as toucas como algo que protege a cabeça do sol, isto significa que poderia expor a face agora?

Nem mesmo a igreja segundo o conselho da profetiza, deveria usar somente a touca de bom gosto, mas sim de palha lisa, ou de seda; pois isto também seria de bom gosto.

Você notou que o bom gosto, é um dos princípios básicos para qualquer cristão?  Não basta sermos modestos, precisamos ter bom gosto.

O apostolo afirma que o cabelo foi dado no lugar do véu, então estava afirmando, que o cabelo para sua época, era aceitável como algo de bom gosto e modesto. O cristianismo sempre fez apelos  á modéstia em qualquer época. 

Então você me diria que eu não tenho nenhuma opinião formada para ti dar?

Eu espero que sempre que o poder de Deus me der força, usar o meu próprio véu; e que eu tenha a capacidade de ver em todas as pessoas modestas, ou não; algo para minha edificação ou para edificação destas pessoas.

Agradeço muito a Deus por permitir que eu e você tenha a oportunidade de usar o que é aconselhado no livro de I Ts 5:08
 “Nós, porem, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para ira, mas para alcançar a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo".


 Jose Aparecido M

 6/7/2007